Alegria das Férias Ecológicas contagia a todos durante festa de encerramento em Noronha

  |   Notícias   |   0 comentários

A alegria tomou conta da festa de encerramento do programa Férias Ecológicas 2017 em Fernando de Noronha. As crianças se divertiram na cama elástica, nas apresentações circenses e na contação de histórias. Os palestrantes, oficineiros e monitores foram homenageados durante o evento que aconteceu no dia 28 de janeiro na praça do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no bairro do Boldró, em Noronha.

“Achei o máximo e super organizado. Eu adorei! Ano que vem o meu filho vai participar de novo das Férias Ecológicas. A equipe toda está de parabéns!”, afirmou Sue-ellen Morais, mãe de Cleiton Lucas, de 7 anos. A turma de Cleiton reuniu crianças com idades de 5 a 7 anos. As atividades desenvolvidas foram: passeio ao mirante da Baía dos Golfinhos com direito à palestra da bióloga Rita De Carli, brincadeira da caça ao tesouro na trilha Baía dos Golfinhos – Praia do Sancho, passeio de barco para ver de perto os golfinhos-rotadores e muito mais. Um ônibus ficou à disposição para realizar o transporte das crianças durante todo o período das Férias Ecológicas.

 

Além dos pais, a criançada também foi enfática no momento de dar opinião sobre a edição 2017 do projeto educativo. “Foi divertido! Eu aprendi a ser solidária com o meio ambiente e também aprendi sobre os animais marinhos”, disse Tainá Gusmão, de 11 anos. Já Thays Andrade, de 11 anos, disse que “foi muito legal conhecer a vegetação da Praia do Sueste, a vida marinha e os golfinhos”. Elas participaram da 3ª turma, que contou com crianças de 10 e 11 anos.

 

Na festa de encerramento, a equipe da Educação Ambiental do ICMBio e do Projeto Golfinho Rotador prestou uma bela homenagem aos palestrantes, oficineiros e monitores que colaboraram com a realização do projeto. Já para a garotada que participou das férias, as educadoras exibiram vídeos com fotografias dos momentos mais marcantes das Férias Ecológicas 2017.

 

As guloseimas da festa ficaram por conta do “Gostosinho”, famoso vendedor ambulante contratado para distribuir lanches em sua “Delícia Móvel”, uma motocicleta adaptada para transportar alimentos. Com muito bom humor, José Carlos de Barros, carinhosamente apelidado de Gostosinho, distribuiu bolo, tapioca, salada de frutas, empada e cocada para o público. “Já é o terceiro ano que participo da festa das Férias Ecológicas fornecendo com a ‘Delícia Móvel’. Eu fiquei muito feliz em ser convidado mais uma vez. Sou muito grato ao Projeto Golfinho Rotador”, afirmou Gostosinho.

 

Durante as Férias Ecológicas, a criançada participou da oficina de surf na Praia da Conceição com os professores da Associação Escola de Surf Noronha. A criançada ainda foi presenteada com oficinas de circo e de capoeira. Como o tema deste ano foi “Protagonistas de Noronha”, as turmas tiveram palestras com moradores do Arquipélago que são ícones em suas áreas. Quem abriu a rodada de palestras foi Dona Nanete, referência na cultura de Fernando de Noronha e fundadora do grupo Maracatu Nação Noronha. Seu Orlando Souza, presidente da Associação de Pescadores de Noronha, participou de um bate-papo com a criançada na Praia do Porto. Já Seu Domício Cordeiro, ex-administrador da ilha que hoje leva, com orgulho, o título de segundo noronhense mais antigo, conversou com a criançada no auditório do Tamar/ICMBio. O encerramento ficou por conta de Dona Zefinha, uma das empresárias mais antigas de Noronha, com seus 92 anos.

 

 

Férias Ecológicas

O programa das 24 Férias Ecológicas que já ocorreram é uma ação tradicional de Educação Ambiental do ICMBio e do Projeto Golfinho Rotador, com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O Programa foi criado em 1990 para oferecer opção de lazer e ampliar a percepção sobre a conservação ambiental dos jovens moradores da ilha no período das férias escolares.

“Além do eficiente trabalho de conscientização ambiental das Férias Ecológicas, este programa traz ocupação saudável para as crianças nas suas férias escolares, justamente quando seus pais mais estão ocupados com os serviços turísticos”, afirmou José Martins da Silva Jr., Analista Ambiental do Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio de Fernando de Noronha e organizador de 18, das 24 as Férias Ecológicas que já ocorreram.

As Férias Ecológicas 2017 aconteceram durante todo o mês de janeiro e contou com a participação de 98 crianças de 5 a 13 anos, além de 13 monitores, com idades de 14 a 18 anos. As turmas foram divididas por faixa etária: 1ª semana (5 a 7 anos); 2ª semana (8 e 9 anos); 3ª semana (10 e 11 anos) e 4ª semana (12 e 13 anos).  As atividades foram realizadas por três educadoras ambientais com o apoio dos jovens monitores e de pessoas da comunidade que se identificam com a proposta e se dispõem a ajudar.

As crianças se divertiram e aprenderam fazendo arte em suas camisetas e canecas, assistindo vídeos, caçando tesouros, ouvindo histórias de figuras ilustres de Noronha e participando de muitas brincadeiras em grupo. Diversos cenários da ilha foram usados como palco para os “Protagonistas de Noronha”: Centro de Visitantes do ICMBio, Praia do Sueste, Praia da Conceição, Praça Miguel Arrais, Porto de Santo Antônio, Baía dos Golfinhos, Fortinho do Boldró e o passeio de barco com observação de golfinhos por áreas da APA e do PARNAMAR.

O Projeto Golfinho Rotador é executado pela ONG Centro Golfinho Rotador, tem coordenação do ICMBio e patrocínio oficial da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

SEJA AMIG@ DOS GOLFINHOS!

Torne-se sócio colaborador para ajudar a pesquisa e conservação dos golfinhos-rotadores e de Fernando de Noronha!

Saiba como acessando http://golfinhorotador.org.br/seja-amigo-dos-golfinhos/

Assessoria de Comunicação do Projeto Golfinho Rotador

Seja o 1º a comentar

Deixe seu comentário