Começa o 7º Circuito Projeto Golfinho Rotador de Surf em Fernando de Noronha

  |   Notícias   |   0 comentários

A Praia da Conceição será palco da 1ª etapa do 7º Circuito Projeto Golfinho Rotador de Surf em Fernando de Noronha. A janela de espera (período que o campeonato pode ocorrer) é de 16 a 26 de fevereiro. A primeira etapa, prevista para iniciar nesta quinta-feira (16), conta com a participação de mais de 60 surfistas inscritos em seis categorias. O Projeto Golfinho Rotador, em parceria com a Associação de Surf de Fernando de Noronha, realiza o circuito desde 2010 com patrocínio da Petrobras.

 

De acordo com Rildo Iaponã, vice-presidente da Associação de Surf de Fernando de Noronha, a segunda e a terceira etapas acontecerão na Praia da Cacimba do Padre, uma das praias preferidas pelos surfistas. “A gente tem uma expectativa boa do campeonato. O fundo de mar está bom e a previsão é de swell nos próximos dias”, explicou Iaponã.

 

As categorias que compõem o campeonato são: Pro-Am (profissional e amador); Sub-21 (até 21 anos); Mirim (até 16 anos), Petit (até 10 anos); Feminino e Master (a partir de 28 anos).  As premiações vão desde prêmio em dinheiro (R$ 4.500) até equipamentos (16 pranchas e ainda 14 blocos). Todos os participantes serão presenteados com lycra Associação de Surf de Fernando de Noronha/Projeto Golfinho Rotador/Petrobras.

 

De acordo com o Coordenador do Projeto Golfinho Rotador e Analista Ambiental do ICMBio Noronha, José Martins, um dos motivos de patrocinar o circuito de surf é a oportunidade de ensinar para os jovens noronhenses a conservação marinha, de Fernando de Noronha e dos golfinhos.

 

Mas para Iaponã, o fator mais importante da competição está longe de ser a premiação. “A principal função do circuito é a experiência, que ele proporciona aos jovens surfistas noronhenses, que se deparam, pela primeira vez, com atributos típicos do esporte como competitividade e disciplina. É importante que os atletas entendam que existem regras e muita disciplina para ser, de fato, um atleta”. Outro aspecto a ressaltar é que os campeões se tornam exemplos de dedicação para as gerações futuras finalizou Iaponã.

 

Sobre o Projeto Golfinho Rotador

 

O Projeto Golfinho Rotador iniciou suas atividades em Fernando de Noronha em 23 de agosto de 1990. Ações de pesquisa, educação ambiental, sustentabilidade e envolvimento comunitário em prol da conservação dos golfinhos-rotadores, de Fernando de Noronha e da biodiversidade marinha fazem parte de sua missão. O Projeto Golfinho Rotador é executado pela ONG Centro Golfinho Rotador, tem coordenação do ICMBio e patrocínio oficial da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Seja o 1º a comentar

Deixe seu comentário