AMBIENTE

As características ambientais de Fernando de Noronha são as esperadas para um arquipélago oceânico tropical, com alto dinamismo e ciclos bem definidos.

Fernando de Noronha

A flora de Fernando de Noronha caracteriza-se pela baixa diversidade e por espécies altamente oportunistas.

A vegetação de Fernando de Noronha é definida como mata estacional decidual e basicamente subxerófita, com poucas espécies arbóreas e muitas arbustivas e herbáceas, mas de uma maneira geral, com pouca diversidade biológica. Estudos indicam a ocorrência de 455 espécies de 79 famílias de plantas em Fernando de Noronha.

As espécies de algas encontradas em Fernando de Noronha são de ampla distribuição geográfica ou são típicas de regiões tropicais. Para a região de Fernando de Noronha é citada a ocorrência de 198 espécies de algas, sendo 53 de Chlorophyta, 52 de Phaeophyta e 93 de Rodophyta.

fauna

A fauna de Fernando de Noronha é característica de ecossistemas insulares oceânicos tropicais, onde os animais têm dificuldade de chegar, colonizar e se reproduzir.  Os animais terrestres chegaram a Fernando de Noronha trazidos pelo plâncton aéreo, nas patas das aves ou por objetos flutuantes. Os animais marinhos vieram pelas correntes oceânicas e as aves vieram voando. A biodiversidade noronhense tem similaridade com a africana, a das Bahamas e da costa do Brasil.