Os golfinhos fizeram a festa nesta segunda-feira (22), na Baía dos Golfinhos, em Fernando de Noronha (FN). No total, 1.046 golfinhos-rotadores ficaram, simultaneamente por quatro horas, desenvolvendo diversas atividades aéreas e de cópula. Um grupo assim tão numeroso, e que permanecesse tanto tempo na Baía dos Golfinhos, foi registrado pela última vez, pelos pesquisadores do Projeto Golfinho Rotador, em janeiro de 2014.
Para os pesquisadores, o dia atípico foi na verdade um grande presente antecipado que os golfinhos proporcionaram ao Projeto Golfinho Rotador, que completa 26 anos nesta terça-feira (23).
“Foi um dia que rendeu e eu fiquei muito empolgada. Consegui registrar diversos tipos de comportamentos dos rotadores. A Baía dos Golfinhos estava realmente linda. O dia de hoje foi um grande presente. Uma oportunidade única de ver tantos golfinhos juntos”, explicou Rita de Carli, bióloga e pesquisadora do Projeto Golfinho Rotador.
No Mirante da Baía dos Golfinhos, os pesquisadores do Projeto Golfinho Rotador realizam o monitoramento dos golfinhos de segunda a sábado desde 1990. Nesta segunda-feira, os golfinhos chegaram às 7h55 e permaneceram até as 12hs. O mirante é aberto para visitação das 6h30 às 16hs. No total, foram registrados 1.040 rotadores, mas o grupo que permaneceu por quatro horas contava com 1.046 indivíduos.
Apesar de os golfinhos estarem permanecendo muito menos tempo na Baía dos Golfinhos, a probabilidade de se encontrar golfinhos em Fernando de Noronha é a mesma desde 1990. A estatística positiva é resultado das ações de preservação desenvolvidas pelo ICMBio e Projeto Golfinho Rotador.
O Projeto Golfinho Rotador, coordenado pelo ICMBio, executado pelo Centro Golfinho Rotador e tendo a Petrobras como patrocinador oficial, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, executa suas ações por meio de quatro programas: pesquisa, educação ambiental, envolvimento comunitário e sustentabilidade.
O Programa Pesquisa
Consiste no estudo da história natural dos golfinhos-rotadores por meio de sete subprogramas: ocupação e distribuição de cetáceos, ecologia comportamental, catalogação dos golfinhos, caracterização genética, interação do turismo com os golfinhos, comportamento trófico e Rede de Encalhes de Mamíferos Aquáticos. Os resultados das pesquisas foram publicados em 1 livro, 4 capítulos de livros, 4 teses de doutorado, 7 dissertações de mestrado, 32 trabalhos de conclusão de curso, 25 trabalhos publicados e 150 trabalhos apresentados em eventos científicos.
O Programa Educação Ambiental
Realizado em parceria com o Parque Nacional Marinho-FN, a Área de Proteção Ambiental-FN e Escola Arquipélago de FN, tem como foco unidades de conservação, conservação marinha e suas inter-relações ecológicas com o cotidiano da população local e dos visitantes, atuando por meio de oficinas ambientais temáticas e orientação à visitação turística.
Aos visitantes, além de ministrar palestra no Mirante dos Golfinhos e tirar dúvidas, os pesquisadores do Projeto Golfinho Rotador disponibilizam binóculos para aproximar ainda mais os golfinhos dos visitantes. No total, foram realizados mais de 402 mil atendimentos aos visitantes, de 1990 até 2015, por meio de orientação em campo e palestras.
O Programa Envolvimento Comunitário
Objetiva fomentar o desenvolvimento sustentável de Fernando de Noronha, promovendo capacitação profissional, apoiando iniciativas culturais e esportivas e estimulando a representatividade política dos ilhéus.
O Programa Sustentabilidade
A sustentabilidade institucional do Projeto Golfinho Rotador, guiada pelanossa Política de Sustentabilidade, atua em duas frentes: instalações e gestão. Priorizando processos construtivos e materiais sustentáveis nas instalações, como otimização do uso da luz e ventilação naturais, captação de água de chuva e uso de energia solar. O projeto arquitetônico da sede do Projeto Golfinho Rotador recebeu 10 lugar em 2006 pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), na Categoria Edificações.
SEJA AMIG@ DOS GOLFINHOS!
Torne-se sócio colaborador para ajudar a pesquisa e conservação dos golfinhos-rotadores e de Fernando de Noronha!
Saiba como acessando https://golfinhorotador.org.br/seja-amigo-dos-golfinhos/
Assessoria de Comunicação do Projeto Golfinho Rotador