O projeto golfinho rotador e o prêmio “okayama award”
O Projeto Golfinho Rotador trabalha desde 1990 com a filosofia de que a conservação dos golfinhos, de Fernando de Noronha e da biodiversidade marinha só será alcançada por meio da Educação para a Sustentabilidade. Por esta razão, o Projeto Golfinho Rotador submeteu uma proposta ao “Okayama Award”.
Requisitos para concorrer ao Prêmio “Okayama Award”
A Proposta do Projeto Golfinho Rotador
A proposta foi denominada de “Spinner Dolphin Project working for a Sustainable Development on a Brazilian Oceanic Island, Fernando de Noronha” ou “Projeto Golfinho Rotador trabalhando para o Desenvolvimento Sustentável em uma Ilha Oceânica do Brasil, Fernando de Noronha”.
Para a compreensão da dimensão do trabalho do Projeto Golfinho Rotador, apresentamos um documentário (https://vimeo.com/175845393), descrevemos o objetivo e os programas e preenchemos um formulário.
O objetivo do Projeto Golfinho Rotador é desenvolver atividades de pesquisa, educação ambiental, envolvimento comunitário e sustentabilidade para a conservação dos golfinhos, de Fernando de Noronha e da biodiversidade marinha, por meio de quatro programas:
- Programa de Pesquisa consiste no estudo da história natural dos golfinhos-rotadores.
- Programa de Educação Ambiental, realizado em parceria com o Parque Nacional Marinho, a Área de Proteção Ambiental e Escola Arquipélago de FN, tem como foco unidades de conservação, conservação marinha e suas inter-relações ecológicas com o cotidiano da população local e dos visitantes, atuando por meio de oficinas ambientais temáticas, palestras e orientação à visitação turística.
- Programa de Envolvimento da Comunidade visa estimular o desenvolvimento sustentável de Fernando de Noronha, promovendo a formação profissional, o apoio a iniciativas culturais e desportivas e estimulando a representação política dos ilhéus.
- Programa de Sustentabilidade está presente no cotidiano da equipe do projeto e também estimula os empresários locais para implementar um sistema de gestão sustentável em seus negócios (lojas, bares, restaurantes, embarcações de passeios e mergulho recreativo), a fim de alcançar certificações socioambientais.
O formulário de inscrição solicitava a descrição de alguns requisitos, conforme apresentados a seguir.
1) Visão
Embora a legislação garanta normas que minimizem os impactos, Noronha tem tido um aumento exponencial em instalações de turismo e crescimento da população, principalmente de pessoas que vêm de fora, resultando em problemas sociais, culturais, econômicos e ambientais. Para minimizar esses impactos, desde 1990 o Projeto Golfinho Rotador desenvolve atividades de educação para a sustentabilidade.
2) Colaboração
Os parceiros do Projeto Golfinho Rotador estão organizados em redes, como a Rede Biomar, e nos conselhos de Fernando de Noronha, como os Conselhos do Parque Marinho Nacional, da Área de Proteção Ambiental Conselho, de Turismo, da Educação e Social.
3) Integração
O projeto integra seus programas de forma sinérgica, utilizando os resultados da sua pesquisa científica sobre a ecologia comportamental dos golfinhos e as relações destes animais com as pessoas que vivem e visitam a ilha. O método desta sinergia é a realização de atividades de educação, formação profissional e sensibilização, a fim de promover o desenvolvimento sustentável de Fernando de Noronha.
4) Abordagens Educacionais
O projeto utiliza duas abordagens educacionais “construtivismo social” e “behaviorismo”. A abordagem de “construtivismo social” é usado em iniciativas educacionais para a sustentabilidade com alunos e professores, nossa própria equipe, empresários locais, guias turísticos e funcionários gerais em serviços turísticos. Com os visitantes, a abordagem educativa usada é “behaviorismo”, quando educadores do Projeto Golfinho Rotador planejam, estimulam e transmitem conhecimentos aos visitantes.
5) Resultados
Os principais resultados registrados por nós são:
- a equipe do Projeto Golfinho Rotador é feliz por trabalhar e viver em imóveis com arquitetura e gestão sustentáveis e atua como multiplicador desta causa;
- os jovens noronhenses, cada vez mais, vêem a biodiversidade e patrimônio histórico como o investimento mais valioso da ilha e, que está em suas mãos, preservá-los;
- os empreendedores locais estão começando a entender a importância da implementação de práticas sustentáveis, pois as mesmas geram economia, gestão mais eficiente e elogios de seus clientes;
- prestadores de serviços turísticos relatam melhoria de renda, em função da formação em nossos cursos, e elogios de clientes a seus serviços;
- muitos visitantes reportam incremento da sensibilização ambiental e da importância da sustentabilidade, tem-se observado diminuição nas infrações ambientais.
6) Inovação
O Projeto Golfinho Rotador trabalha em parceira com a comunidade local a fim de reverter o esperado de vários destinos turísticos, quando os moradores locais são excluídos do desenvolvimento social e econômico.
O Projeto Golfinho Rotador criou recentemente uma Matriz de Certificação, que está em fase inicial de implementação, o “Selo Noronha + 20” para meios de hospedagem, bares e restaurantes, passeios de barco e mergulho autônomo recreativo.
7) Estratégia de Futuro
O Projeto Golfinho Rotador pretende continuar sua missão em ser uma referência mundial em conservação marinha e sustentabilidade de ecossistemas insulares, respeitando nossos valores: ciência, comprometimento, comunicação, cooperação, ética e sustentabilidade.