O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (Parnamar-FN), que comemora 28 anos em 14 de setembro, foi criado pelo Decreto Federal nº 96.693/1988. O Parnamar-FN é gerido pelo Núcleo de Gestão Integrada de FN do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e tem a área total do Parnamar-FN é de 11.270 hectares, sendo 85% no mar. Os 15% terrestres correspondem a aproximadamente 64% das terras do Arquipélago, compreendendo todas as ilhas e 53% dos 17 km2 da Ilha Fernando de Noronha.
O Parnamar-FN foi criado com o objetivo de valorizar os ambientes naturais e a beleza cênica local, protegendo os ecossistemas marinhos e terrestres, preservando a fauna, a flora e os demais recursos naturais. O parque proporciona oportunidades controladas de visitação, lazer, educação ambiental e pesquisa científica e também contribui para a preservação dos sítios históricos.
A proposta de criação do Parnamar-FN foi uma reação ao projeto de desenvolvimento do turismo do Estado Maior das Forças Armadas para Fernando de Noronha de Russell Coffin e José Truda, que criaram o Comitê Pró-Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha com o apoio da Coalizão Internacional da Vida Silvestre (IWC).
Os argumentos ambientais utilizados para a criação de um Parque Nacional em Fernando de Noronha foram sua situação geográfica, importância ecológica, grau de preservação e grande beleza cênica. Assim, entidades ambientalistas e a comunidade científica nacional e internacional se engajaram no processo, seguindo recomendação do documento Estratégia Mundial para Conservação (IUCN/PNUMA/WWF). Esse movimento encontrou importante apoio do Governador do Território Federal de Fernando de Noronha, o Jornalista Fernando César Mesquita e do antigo IBDF. Sensibilizado, o então Presidente da República, José Sarney cria o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (Parnamar-FN).
A programação do 28º aniversário do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha está repleta de atrações culturais, artísticas e ecológicas. O festejo acontece de 14 a 17 de setembro em diversos pontos do Arquipélago com entrada gratuita. O Projeto Golfinho Rotador está apoiando o evento.
Na quarta-feira (14), a cerimônia de abertura acontece às 19hs no auditório do Tamar/ICMBio. Às 20hs, o público poderá prestigiar a exposição fotográfica “Nós no Parque”, seguida pela premiação dos condutores selecionados no concurso de 2016 e ainda com o sorteio de brindes. A festa continua com apresentação do Maracatu Nação Noronha, brincadeiras e palhaçadas do Circo Caracas. A DJ Juju Boldrox também é uma das atrações. Às 22hs, a animação fica por conta da banda Trupe Cais do Porto.
Na quinta-feira (15), a Quinta da Boa Prosa irá debater sobre os “Impactos do lixo urbano no meio ambiente marinho e costeiro: Como Noronha trata este tema?”. A mesa-redonda será composta pelas pesquisadoras Maria Cristina Araújo (UFRN) e Maria Andréa Oliveira (USP), Mariana Moreira (gestora de Meio Ambiente da Autarquia Territorial Distrito Estadual de Fernando de Noronha) e o promotor de Justiça André Rabelo (MPPE). O debate acontece às 16hs, no auditório do Tamar/ICMBio.
Já na sexta-feira (16), a programação começa às 9hs com a oficina sobre a conduta consciente em praias e recifes. A atividade, que é voltada para os jovens, será na Praia do Cachorro, e guiará os participantes em uma imersão de conhecimento sobre o que há de melhor em Fernando de Noronha e como preservar esses locais. Às 15h, a atividade com o mesmo enfoque será voltada para as crianças, fazendo com que elas explorem da melhor forma a natureza. O local da ação será o Mirante da Baía dos Golfinhos e em seguida, às 16h30, acontece uma aula de yoga com a professora Silvinha.
Às 19hs, na praça do Tamar/ICMBio, ocorrerá a apresentação de capoeira com os alunos dos professores Rogério Cueca e Cachorrinho, da Escola Meia Lua Inteira. Já às 19h30, no auditório da Atalaia Noronha Receptivo, haverá uma capacitação com condutores de turismo sobre o monitoramento e qualidade ambiental de áreas costeiras como forma de ampliar o diferencial dos condutores de Noronha.
O encerramento do 28º aniversário do Parnamar de Fernando de Noronha será no sábado (17), com o Clean Up Day (Dia Internacional de Limpeza de Praias), a partir das 8hs. Os participantes serão recepcionados com um café da manhã no Centro de Visitantes do ICMBio, local que receberão as instruções sobre o mutirão de limpeza. Serão realizadas trilhas, a partir das 9hs, nas praias do Sueste, Leão, Atalaia e Caieira. Também haverá atividades na enseada dos Abreus e na trilha Capim-Açu.
O Projeto Golfinho Rotador, que está apoiando os festejos do 28º aniversário do Parnamar de Fernando de Noronha, é executado pela ONG Centro Golfinho Rotador, tem coordenação do ICMBio e patrocínio oficial da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
SEJA AMIG@ DOS GOLFINHOS!
Torne-se sócio colaborador para ajudar a pesquisa e conservação dos golfinhos-rotadores e de Fernando de Noronha!
Saiba como acessando https://golfinhorotador.org.br/seja-amigo-dos-golfinhos/
Assessoria de Comunicação do Projeto Golfinho Rotador