Ela é o maior animal do planeta terra, maior que os enormes dinossauros que um dia habitaram o planeta. Pode medir até 30 metros de cumprimento e pesar cerca de 180 toneladas. Nós estamos falando da gigantesca baleia-azul (Balaenoptera musculus)! Como o mês de novembro é conhecido internacionalmente como Novembro Azul, que é dedicado à prevenção do câncer de próstata, o Projeto Golfinho Rotador apresenta para vocês a baleia-azul.
No mês de outubro aconteceu a campanha Outubro Rosa, de prevenção do câncer de mama, e o Projeto Golfinho Rotador destacou o boto-cor-de-rosa.
Apesar de toda a sua imponência, a baleia-azul está classificada como espécie ameaçada de extinção na lista vermelha da International Union for Conservation of Nature (IUCN) e na lista nacional do ICMBio de 2014. No Hemisfério Sul, a espécie já foi abundante, mas a caça comercial de baleias reduziu a população próxima à extinção no século 20.
A baleia-azul possui um enorme corpo cinza manchado, que parece ser azul embaixo d’água. O padrão manchado é altamente variado e pode servir para identificação individual. Elas são encontradas em todos os oceanos, habitando tanto áreas costeiras quanto oceânicas. A estimativa de longevidade para a espécie é de cerca de 70 anos.
A dieta da baleia-azul é composta principalmente por krill. Estima-se que grandes indivíduos consumam cerca de 6 toneladas de krill por dia. Ela tende a ser solitária, mas também pode ser encontrada em pequenos grupos de curta duração. Ocasionalmente podem ser observadas em grupos mistos com baleia-fin (Balaenoptera phisalus).
Assim como em outras espécies de baleias, as fêmeas de baleia-azul são maiores que os machos. As fêmeas de baleia-azul atingem a maturidade sexual, aproximadamente, aos 10 anos de idade. Geralmente, após gestação de cerca de 11 meses, as fêmeas parem um único filhote a cada 2 ou 3 anos. Filhotes nascem no inverno, provavelmente em águas tropicais ou subtropicais; podem pesar ate 3 toneladas ao nascer e medir entre 7 e 8 metros de cumprimento.
Novembro Azul
O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. A causa exata da maioria dos cânceres de próstata não é conhecida, mas os pesquisadores descobriram alguns fatores de risco e estão tentando entender como esses fatores tornam as células prostáticas em cancerosas.
Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
Os homens com mais de 45 anos devem fazer os exames preventivos uma vez por ano. Porém, aqueles com casos de câncer de próstata na família (pai e irmãos) ou de câncer de mama (mãe e irmãs) devem procurar o urologista após os 40 anos de idade. Por isso a importância da campanha Novembro Azul, de prevenção do câncer de próstata.
O Projeto Golfinho Rotador é executado pela ONG Centro Golfinho Rotador, tem coordenação do ICMBio e patrocínio oficial da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
SEJA AMIG@ DOS GOLFINHOS!
Torne-se sócio colaborador para ajudar a pesquisa e conservação dos golfinhos-rotadores e de Fernando de Noronha!
Saiba como acessando https://golfinhorotador.org.br/seja-amigo-dos-golfinhos/
Assessoria de Comunicação do Projeto Golfinho Rotador