De 16 a 26 de fevereiro aconteceu o 7º Circuito Projeto Golfinho Rotador de Surf em Fernando de Noronha. As etapas foram realizadas nas Praias da Conceição e Cacimba do Padre. Os atletas investiram nos aéreos e tubos durante o campeonato. A premiação aconteceu no Restaurante Corveta, no dia 27 de fevereiro. O Projeto Golfinho Rotador, em parceria com a Associação de Surf de Fernando de Noronha (ASFN), realiza o circuito desde 2010 com patrocínio da Petrobras.
No resultado final da competição, o grande vencedor da categoria Pro-am foi o surfista profissional Patrick Tamberg que ganhou na primeira etapa e também na segunda. Na categoria Master, o surfista Nego Noronha foi o campeão. No feminino, a atleta Maitê Ortega liderou durante todo o circuito. Na categoria Sub 21, Neto Silva (Sukinho) ganhou. Na Mirim, foi Luís Miranda (Luizinho) e na categoria BodyBoard, a vitória foi de Ruan Victor.
A primeira etapa aconteceu na Praia da Conceição nos dias 16 e 17 de fevereiro e, a segunda, ocorreu na Praia da Cacimba do Padre nos dias 18 e 19 de fevereiro. Por fim, a terceira etapa também foi realizada na Praia da Cacimba, nos dias 25 e 26 de fevereiro. Na terceira etapa o ator Paulo Vilhena participou do campeonato como surfista convidado e deu um show de manobras.
“Avalio como positivo o resultado do campeonato. Conseguimos realizar as três etapas e, em cada uma delas, o mar apresentava condições peculiares. Na Praia da Conceição, o mar estava com ondas boas. Já na segunda etapa, na Praia da Cacimba, o mar estava épico! Com muitos tubos e altas ondas. E na última etapa, o mar estava propício para as manobras”, explicou Rildo Iaponã, vice-presidente da Associação de Surf de Fernando de Noronha.
As categorias que integraram o campeonato foram: Pro-am (profissional e amador); Sub-21 (até 21 anos); Mirim (até 16 anos); Feminino e Master (a partir de 28 anos).
Todos os quatro primeiros colocados de cada uma das três etapas e os ganhadores do circuito foram premiados. Houve prêmio em dinheiro no total de R$ 4.500 para a categoria Pro-am e, para as demais categorias: pranchas (16), blocos (14) e brindes do Projeto Golfinho Rotador/Petrobras, como lycras de surf, lycras UV, bonés, ecobags e livros. Esta premiação é uma das maiores do Brasil para um circuito local de surf, afirmou Aldemir Kalunga, surfista profissional de ondas grandes que foi jurado do circuito. Quem também integrou o grupo de jurados foi Felipe Martins, Cristiano Saraiva e Elias Lama.
A grande novidade da última etapa foi a pontuação digital, com apoio do site Surf Core. Iaponã explicou que com o sistema, os atletas já tinham conhecimento imediato das pontuações e, se fosse o caso, já poderiam mudar de estratégia para conseguir notas maiores.
De acordo com o Coordenador do Projeto Golfinho Rotador e Analista Ambiental do ICMBio Noronha, José Martins, um dos motivos de patrocinar o circuito de surf é a oportunidade de ensinar para os jovens noronhenses a conservação marinha, de Fernando de Noronha e dos golfinhos.
O Projeto Golfinho Rotador é executado pela ONG Centro Golfinho Rotador, tem coordenação do ICMBio e patrocínio oficial da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
SEJA AMIG@ DOS GOLFINHOS!
Torne-se sócio colaborador para ajudar a pesquisa e conservação dos golfinhos-rotadores e de Fernando de Noronha!
Saiba como acessando https://golfinhorotador.org.br/seja-amigo-dos-golfinhos/
Assessoria de Comunicação do Projeto Golfinho Rotador