Surfista Lucas Dantas
Foto: Chico Bala
Logo após nossa pequena ilha ser atingida por um swell incrível na semana passada, a previsão indica que nessa sexta feira (02/03) um swell com intensidade ainda maior chegará ao arquipélago de Fernando de Noronha. Durante essa semana, formou-se um ciclone extra tropical no oceano Atlântico Norte (que já gerou ondas de até 12 metros no dia 27/02), esse mesmo ciclone é a origem do mega swell que começa a chegar em Noronha hoje e terá seu pico amanha (02/03).
Fortes ventos, com intensidade de mais de 80km/h em alguns pontos, percorrem o oceano por alguns dias aumentando a intensidade desse swell que aponta diretamente para o norte do nordeste brasileiro, atingindo principalmente o Ceará, Rio Grande do Norte e Fernando de Noronha. Quando se aproximar do litoral Brasileiro o período de pico deste swell fica entre 16 e 18 segundos, o que significa que ele possui uma imensa energia se deslocando embaixo d’água. Quando essas ondas passarem em regiões de águas rasas essa energia irá se aflorar na superfície, efeito esse conhecido como empinamento que ocorre quando a energia submersa das ondas são empurradas para superfície do mar. É justamente o efeito de empinamento que irá garantir que Fernando de Noronha registre ondulações que poderão ultrapassar os 4 metros.
Ou seja, surfistas do arquipélago preparem suas gunzeiras, os pulmões e os corações! Se você for iniciante nem se arrisque, vale à pena ressaltar que essas ondas são lindas, mas podem trazer riscos para quem não está bem condicionado! Medidas já foram tomadas para que possa prevenir qualquer dano que essa mega swell possa trazer aos moradores de Noronha, como liberar até 20 embarcações para se abrigarem na Baía do Sueste, região que ficará protegida. Os barcos a serem autorizados foram decididos entre os próprios barqueiros em reunião com a ATDEFN, Marinha, ICMbio, Abatur entre outras instituições participantes. Dessas 20 vagas, 18 foram preenchidas e todas as embarcações deveram respeitar o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) definido em uma reunião do conselho do PARNAMAR em 2013.
Outra programação para esses dias aqui na ilha é assistir o show de surf da galera! Lembrando que esse fenômeno não acontece a pelo menos cinco anos, então os presentes serão privilegiados em poder assistir a força da natureza! Relembrando o swell da semana passada o de amanha promete ser ainda maior! Surfitas: Lucas Dantas e Buday Santos Fotos: Chico Bala e Guilherme Duarte
#projetogolfinhorotador tem #patrocinioPetrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental
Surfista local Raimar Souza, pela primeira vez encarando a segunda laje da Cacimba do Padre e demonstrou ter muita atitude colocando para baixo nas bombas.
Foto Guilherme Duarte
Surfista local Arthur Biloca, mestre dos tubos entrou no mar e garantiu o seu!
Foto Guilherme Duarte
Surfista local Buday Santos, bigrider e experiente em ondas grandes! Pegou uma das maiores do dia!
Foto Guilherme Duarte
Surfista local Cuca Souza, não teve medo de encarar as bombas da cacimba do padre.
Foto Guilherme Duarte
Lucas Dantas
Foto Mocotó
Pô meu caro muito obrigado!Forte abs