Dois integrantes da equipe do Centro Golfinho Rotador foram eleitos para o Conselho de Assistência Social do Distrito Estadual de Fernando de Noronha (CASDE-FN). Ademir Ventura, coordenador Administrativo, será titular e Priscila Medeiros, bióloga e pesquisadora, será suplente no biênio 2019/2021.
O Centro Golfinho Rotador, ONG que executa o Projeto Golfinho Rotador, foi a entidade que recebeu mais votos: 20! Normalmente a cadeira de titular e a de suplente são ocupadas por instituições diferentes, sendo 4 vagas para titulares e 4 para suplentes. Mas, nessa eleição, como apenas 7 instituições se inscreveram, a mais votada ocupou a vaga de titular e também suplente. A votação ocorreu no dia 30 de julho de 2019.
O CASDE-FN é um órgão normativo, consultivo, fiscalizador e deliberativo da política de promoção, atendimento e defesa do direito social no âmbito do Distrito Estadual. A participação do Centro Golfinho Rotador no conselho atende a um dos objetivos específicos do Projeto Golfinho Rotador: atuar nos processos de gestão participativa e definições de políticas públicas para a conservação marinha.
A eleição de Ademir Ventura e Priscila Medeiros ocorreu durante a VII Conferência de Assistência Social de Fernando de Noronha, no auditório da administração da Ilha. No evento foram ainda debatidas as prioridades das ações sociais para a ilha.
Algumas das propostas aprovadas como prioritárias: instituição de um fundo de assistência social específico para o Distrito Estadual e continuidade das ações sociais para crianças, adolescentes e idosos que moram na ilha.
Para Priscila Medeiros, com o fundo será possível a destinação direta de recursos para o desenvolvimento das ações de assistência social. “O problema é que o distrito estadual legalmente não pode ter um fundo. Então estamos estudando outros caminhos para permitir a sua criação. A condição de população insular é um fator favorável”, explica Priscila.
A VII Conferência de Assistência Social definiu as prioridades das ações sociais em Noronha e ainda elegeu os delegados para a Conferência Regional e para a Conferência Estadual de Assistência Social.
Estiveram presentes na conferência, além dos representantes do Centro Golfinho Rotador, membros do Conselho Distrital de Fernando de Noronha, da Igreja Adventista, do Grupo Cultural Dona Nanete, da Associação dos Atletas de Fernando de Noronha e da Assembleia Popular Noronhense, da Administração do Distrito Estadual de Fernando de Noronha, trabalhadores da Assistência Social (CRAS e CREAS) e o secretário executivo de Assistência Social de Pernambuco, Joelson Rodrigues.
O CASDE-FN não é o único conselho que o Centro Golfinho Rotador participa ativamente. A ONG ajudou a criar em todas as etapas, inclusive na elaboração do regimento interno, outros três conselhos de Fernando de Noronha: de Turismo, da Área de Proteção Ambiental do Parque Nacional Marinho e de Educação. Integrantes da ONG têm assento em todos os quatro conselhos.
O trabalho de envolvimento comunitário, assim como a pesquisa e monitoramento de golfinhos-rotadores, além de atividades na área de educação ambiental realizados desde 1990 pelo Projeto Golfinho Rotador têm patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A ONG Centro Golfinho Rotador é responsável pela execução do projeto.