O Projeto Golfinho Rotador, com sede em Fernando de Noronha, está distribuindo kits contendo máscara com golfinhos estampados no tecido, para auxiliar no controle da pandemia de Covid-19 na ilha e também no Rio Grande do Norte, onde passou a atuar em 2019.
O kit traz duas máscaras, uma branca e outra azul, ambas com golfinhos coloridos, para permitir ao usuário revezar o uso enquanto faz a higienização, sem correr risco de confundir a que está limpa com a que está usada. Ao todo foram produzidas 4 mil máscaras, totalizando 2 mil kits.
Seguindo as recomendações das autoridades de saúde pública, as máscaras foram confeccionadas em tecido triplo. São duas camadas externas de poliéster e uma interna de algodão especialmente desenvolvido para este tipo de aplicação.
Com o patrocínio da Petrobras, o Projeto Golfinho Rotador adaptou suas atividades para esse período de pandemia. Além de contribuir com as necessidades da sociedade nesse período com a confecção de máscaras, a equipe do projeto vem desenvolvendo a análise dos dados de pesquisa e intensificando nosso diálogo com a comunidade por meio das redes sociais.
A distribuição começou na quarta (3), em Fernando de Noronha e no Rio Grande do Norte. Na ilha receberam os kits funcionários dos Correios, do banco Santander e do Posto de Saúde da Família (PSF).
Assim que as aulas forem retomadas, também serão entregues na Escola de Referência em Ensino Médio e Fundamental Arquipélago Fernando de Noronha e no Centro Integrado de Educação Infantil (Ciei) Bem-me-quer.
No Rio Grande do Norte, os kits foram distribuídos em uma ação em parceria com a Comissão de Justiça e Paz e o Conselho da Pastoral da Pesca. “Entregamos máscaras a pescadores, pescadoras e marisqueiras das Comunidades da Reserva Estadual de Desenvolvimento Sustentável Ponta do Tubarão, no município de Macau”, informa Flávio Lima, coordenador-geral do Projeto Golfinho Rotador.
COVID-19 EM NORONHA
O turismo está suspenso em Fernando de Noronha desde o dia 17 de março. No dia 25 de maio houve a reabertura das praias localizadas na Área de Proteção Ambiental de Fernando de Noronha.
A ilha passou quase um mês sem novos casos de corona vírus, mas na quinta (3), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco divulgou o resultado positivo de duas pessoas, subindo para 30 o número de pacientes que confirmadamente tiveram a doença.
O Projeto Golfinho Rotador é patrocinado pela Petrobras desde 2001 e participa com outros cinco projetos do Programa Petrobras Socioambiental da Rede Biomar. Nossas ações integradas contribuem para potencializar os resultados dos conhecimentos científicos em torno da biodiversidade marinha, além de compartilhar experiências de educação ambiental e relacionamento com as comunidades. Acompanhe os projetos da Rede Biomar nas redes sociais para conhecer mais sobre nosso trabalho: @golfinhorotador, @projetoalbatroz, @projetobaleiajubarte, @projetocoralvivo, @merosdobrasil, @projeto_tamar_oficial.