Oceânicos, os golfinhos-rotadores se alimentam em alto-mar à noite e durante o dia procuram as baías de Fernando de Noronha para descansar, se reproduzir e escapar de tubarões, seu principal predador. Essas atividades vitais para a espécie têm sido, há exatos 30 anos, cientificamente monitoradas e legalmente garantidas na ilha graças à dedicação e à persistência de um grupo multidisciplinar.
As três décadas de existência do Projeto Golfinho Rotador estão sendo celebradas ao longo do mês de agosto com várias ações não-presenciais como lançamento de livro, de aplicativo e de vídeo, além de realização de campanhas nas redes sociais.
Livro
Com 152 páginas ricamente ilustradas por fotos, o livro Golfinhos do Nordeste aborda 17 das 21 espécies de golfinhos com ocorrência comprovada no Brasil, como o boto-cinza (Sotalia guianensis), espécie de golfinho mais comum no Nordeste do Brasil, e o golfinho-rotador (Stenella longirostris) de Fernando de Noronha. O lançamento virtual ocorre na sexta (28).
De cada uma dessas 17 espécies o livro Golfinhos do Nordeste do Brasil traz o nome científico e também informações sobre distribuição, habitat, tamanho, peso, características gerais do corpo. A publicação aborda os encalhes dos golfinhos e os desafios do turismo sustentável na região. A distribuição do livro será virtual e física. O livro estará disponível gratuitamente para leitura e para download no site do Projeto Golfinho Rotador (https://golfinhorotador.org.br/publicacoes/golfinhos-do-nordeste-do-brasil/). Cópias físicas serão enviadas para as universidade e escolas da Região Nordeste.
O livro é organizado pelos dois fundadores do Projeto Golfinho Rotador, o oceanógrafo José Martins da Silva Filho e o biólogo Flávio Lima.
Documentário
Em 10 minutos, mostra as atividades do Projeto Golfinho Rotador e os comportamentos dos rotadores de Noronha. O documentário traz imagens desde o início do Projeto Golfinho Rotador até recentes, com o uso de drone. Os registros são da equipe do projeto do renomado cinegrafista João Paulo Krajewski, que também fez a edição e narração. A distribuição do documentário está sendo virtual, por meio do site (https://golfinhorotador.org.br/2020/08/24/projeto-golfinho-rotador-30-anos/) e do canal do youtube (https://www.youtube.com/ProjetoGolfinhoRotador).
APP “Conhecendo Noronha”
Primeiro aplicativo sobre o arquipélago, o Conhecendo Noronha traz dados e imagens sobre a história, o turismo de observação da fauna, as aves, o mergulho e o surfe em Fernando de Noronha. O APP Conhecendo Noronha foi desenvolvido para os sistemas IOS, Android e PWA.
O tour virtual inclui fotos, vídeos, mapas e informações sobre o arquipélago, que abriga duas unidades de conservação federais – um Parque Nacional Marinho e uma Área de Proteção Ambiental – e tem os títulos da Unesco de Patrimônio Natural da Humanidade e Sítio Ramsar.
A Exposição “30 anos do Projeto Golfinho Rotador”
Em 11 painéis, um texto lúdico informa, a partir do ponto de vista dos golfinhos, dados da espécie, de Fernando de Noronha e o do Projeto Golfinho Rotador.
A exposição foi instalada no domingo (23) na base do Projeto Cetáceos da Costa Branca (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), no bairro de Ponta Negra, em função de Fernando de Noronha estar fechada para o turismo. Quando voltarem as atividades turísticas no Arquipélago, a exposição será montada no estacionamento do Porto de Santo Antônio, em Fernando de Noronha.
Também pode ser vista no site: https://golfinhorotador.org.br/publicacoes/exposicao-projeto-golfinho-rotador-30-anos/
Nas Redes Sociais
Por conta da pandemia de Covid-19, as celebrações presenciais da passagem dos 30 anos foram substituídas por atividades virtuais. As duas principais campanhas nas redes sociais são a veiculação no perfil do Projeto Golfinho Rotador no Instagram (@golfinhorotador) da websérie “Vida de Golfinho” e de depoimentos de parceiros. Desde o início de agosto, estão sendo disponibilizadas nas mídias do projeto mensagens de parabéns aos 30 anos de pesquisadores, esportistas, artistas e lideranças locais que conhecem o trabalho do Projeto Golfinho Rotador.
Entre os que parabenizam o Projeto Golfinho pelos 30 anos estão: Erich Hoyt (Whale & Dolphin Conservation), Vera da Silva (INPA), Regina Casé, Mateus Solano, Paula Saldanha, Eduardo Bueno, João Paulo Krajewski, Lawrence Wahba, Crinstian Dimitrius, jornalista Paulina Chamorro, Guilherme Rocha (Administrador de Fernando de Noronha), Dora Martins (Presidente do CONTUR), Ivan Costa (Presidente da Associação de Hospedaria Domiciliares de Fernando de Noronha), Ailton Flor (Presidente da Associação dos Condutores e Divulgadores de Informações Turísticas de Fernando de Noronha), Domício Alves Cordeiro (Ex-Administrador e Ex-Chefe do Parque Nacional Marinho de FN).