Uma das pessoas que participaram dos eventos que celebraram os 33 anos do PGR foi a atriz e digital influencer Domitila Barros, que tem quase 2 milhões de seguidores nas redes sociais e atua fortemente na defesa do Meio Ambiente, além de se declarar uma apaixonada pelos golfinhos e por Fernando de Noronha. “Não é qualquer projeto que completa 33 anos de vida, principalmente com o orgulho de poder apresentar resultados e conquistas reconhecidos no Brasil e no exterior”, destaca Domitila. “Fico muito feliz em ter sido convidada para celebrar com ações de pesquisa, educação ambiental, envolvimento comunitário e sustentabilidade. Tudo isso em prol da conservação dos golfinhos, da biodiversidade marinha e de Fernando de Noronha”.
Fundador do PGR, o oceanógrafo José Martins da Silva Júnior teve a ideia de convidar Domitila para atuar junto ao projeto em virtude das ações dela a favor da sustentabilidade no planeta, que começou no Recife – onde ela nasceu – e hoje alcança o mundo. “Será excelente podermos dividir o universo dos golfinhos e o nosso trabalho com a comunidade noronhense por meio de uma pernambucana tão especial, como é Domitila. Queremos cada vez mais pessoas engajadas na conservação do Oceano, de Noronha e dos golfinhos”, diz Martins. Entre os muitos moradores de Noronha que já foram tocados pelas ações do PGR, nesses 33 anos de existência, e que hoje trabalha no projeto está o estudante João Alison.
Trabalho Coletivo
Aos 17 anos, João é funcionário do PGR e atua como educador ambiental. “É uma experiência muito boa, participar dessa equipe tão acolhedora e competente. Tenho muito orgulho em fazer parte de um projeto que ajuda na preservação dos golfinhos e de Fernando de Noronha”, conta João. “E também fico feliz em poder colaborar na educação de outros jovens e crianças. Tudo começa na educação”. Para Cynthia Gerling, coordenadora de Comunicação e Educação Ambiental do PGR, um dos pontos mais importantes no trabalho do projeto é justamente a participação da sociedade. “A gente está muito feliz por chegar aos 33 anos, conservando os golfinhos e a Natureza, sempre com a ajuda fundamental da comunidade noronhense, das escolas locais, dos empresários. Todos atuamos juntos”, destaca Cynthia. “E celebrar o aniversário do projeto com todas essas pessoas, moradores da ilha e turistas, foi muito especial para todos nós”.