Um trabalho inédito e inovador foi recentemente lançado pelo Projeto Golfinho Rotador (PGR). No dia 29 de agosto, foi veiculada a animação “Vida de Golfinho”, primeira produção do tipo realizada pelo PGR, que tem o patrocínio da Petrobras. Com 4 minutos e 10 segundos de duração, o filme conta a história do golfinho Del e é todo ambientado no arquipélago de Fernando de Noronha, conhecido como o paraíso dos golfinhos-rotadores e local da sede do PGR. Durante a história, são mostradas paisagens icônicas da ilha, como o Morro Dois Irmãos e o Morro do Pico.
Produzido pelo estúdio Rizoma, o filme foi idealizado e roteirizado por José Martins da Silva e Cynthia Gerling, integrantes da equipe do PGR. “Com esse desenho, pretendemos mostrar às crianças como é a vida dos golfinhos-rotadores de Noronha, com o objetivo de sensibilizá-las em relação à importância da conservação ambiental”, diz José Martins, que é oceanógrafo e fundador do PGR. Toda narrada em versos com rimas, a história mostra a vida de Del e sua relação com a Natureza e sua família, como sua mãe, Lai, sua irmã, Naia, e seu tio, Rota. Por meio dessas relações familiares, o filme traz ensinamentos sobre a vida dos golfinhos-rotadores, como a função dos saltos, hábitos alimentares e rotinas da espécie.
São apresentados, também, temas que tratam da importância de se preservar os oceanos e evitar a poluição do meio ambiente, assim como o ciclo natural da vida selvagem. Num ponto da história, Del comenta com sua mãe sobre o medo que ele tem dos tubarões, que atacam os golfinhos para se alimentar. Sua mãe logo explica que os tubarões não são maus, pois estão apenas se alimentando, como os próprios golfinhos fazem, quando atacam outros animais para poderem comer. “É a lei do mar e da vida”, ensina sua irmã, Naia.
Educação
Para Cynthia Gerling, coordenadora de Comunicação e Educação do PGR, a animação “Vida de Golfinho” consegue passar informações e mensagens positivas para crianças, adolescentes, jovens e até mesmo adultos. “É um material muito importante para o nosso trabalho nas escolas, já que retrata a vida dos golfinhos e seus desafios, de uma forma divertida e educativa”, destaca Cynthia. Disponível no YouTube e no site do PGR, o filme tem feito sucesso nas plataformas. Em apenas uma semana, já foi visto por cerca de 1 mil pessoas. “Acreditamos que essa audiência continuará subindo, com a história do golfinho Del alcançando cada vez mais pessoas”, diz Cynthia.