Na manhã do dia 6 de abril ocorreu a I Reunião Ordinária de 2016 do Conselho Consultivo do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (Parnamar-FN), no auditório do Centro de Visitantes do ICMBio. Nesta reunião foram tratados dos seguintes assuntos e foram tomados os seguintes encaminhamento:
1. Grupo de Trabalho GT Permissão de Serviços Náuticos no Parnamar-FN (GT Serviços Náuticos).
- Foi restabelecido o GT Serviços Náuticos com a seguinte composição: Parnamar-FN, Centro Mamíferos Aquáticos, Associação das Lanchas de Turismo (ALAMAR), Associação das Empresas de Mergulho Autônomo (ANEMA), Associação das Empresas de Passeios de Barco (ABATUR), Projeto TAMAR, Autarquia Territorial Distrito Estadual de Fernando de Noronha – (ATDEFN) e Conselho Distrital de FN.
- Foi definido como objetivo do GT Serviços Náuticos a elaboração de uma proposta a ser apresentada ao ICMBio de como o Conselho entende que seja melhor a operação turística de passeios de barco no Parnamar-FN a partir de 2017.
2. Planejamento 2016 do Conselho do Parnamar-FN.
- Foi apresentado pelo Chefe do Parnamar-FN, Eduardo Macedo, uma série de problemas ambientais em Fernando de Noronha, como vazamento de esgoto e aporte de sedimentos no mar, e de como estes descuidos na infra-estrutura de FN vêm afetando a conservação as duas Unidades de Conservação, especialmente a biodiversidade marinha.
- Foi definido que em todas as próximas reuniões do Conselho do Parnamar-FN, além das temáticas que envolvem o turismo e a ocupação em FN< também será apresentado e tratado um tema relacionado a uma das Coordenações do Núcleo de Gestão Integrada de FN do ICMBio: Pesquisa/Monitoramento, Proteção, Licenciamento, Uso Público e Educação Ambiental.