O Dia Mundial dos Oceanos começou a ser comemorado em 8 de Junho de 1992 durante a Rio-92 na cidade do Rio de Janeiro. Hoje falaremos um pouco sobre mares e oceanos.
Os mares e oceanos cobrem 70% do planeta e são 90% da biosfera, que é o conjunto de todas as partes do planeta Terra onde existe ou pode existir vida. E essa vida nos mares e oceanos, assim como os processos ambientais geológicos e físicos têm grande complexidade, principalmente por causa do elemento água, que possibilita maior conectividade nas três dimensões espaciais.
Os conceitos de mares e oceanos se sobrepõem e se confundem, mas a distinção entre eles é importante e está baseada principalmente em dois critérios: extensão territorial e profundidade.
Oceanos são profundos, ocupam grandes extensões e sempre têm livre circulação. Sua profundidade média é de 3.300 metros, e a maior conhecida é a de 11.000 metros na Fossa das Marianas (Oceano Pacífico Norte). São três os oceanos na Terra: Atlântico, Pacífico e Índico. O Oceano que banha o Brasil é o Atlântico.
Os mares possuem profundidade média abaixo de 1.000 metros, são menores e delimitados, total ou parcialmente, por continentes. A maioria dos mares faz parte dos Oceanos. Existem três tipos principais de mares: os abertos, que possuem uma ampla ligação com os oceanos; os continentais, que possuem uma ligação muito restrita com os oceanos; os fechados, que se ligam às águas oceânicas apenas indiretamente através de canais e rios. Existem dezenas de mares, mas nenhum no Brasil.
A formação dos mares e oceanos atuais é resultante do deslocamento dos continentes sobre o magma, uma massa de aspecto pastoso localizada no interior da Terra.