Na manhã de 8 de fevereiro, os pesquisadores do Projeto Golfinho Rotador, atendendo suas incumbências de membro da REMAB (Rede de Encalhes e Informação de Mamíferos Aquáticos do Brasil) foram informados da presença de uma carcaça de cetáceo boiando na Baía de Santo Antônio. A equipe do Projeto Golfinho Rotador com o apoio do ICMBio Noronha foi até o local para averiguar as condições do encalhe.
No local, a equipe do Projeto Golfinho Rotador identificou a carcaça como um indivíduo de baleia-bicuda-de-Cuvier (Ziphius cavirostris) com aproximadamente 4 metros de comprimento. Não foi possível identificar sexo, faixa etária e nem fazer necropsia completa para identificar a causa da morte do animal. Os pesquisadores do Projeto Golfinho Rotador coletaram uma amostra da carcaça para futuras análises. O restante da carcaça foi transportado para alto mar.
Nossos pesquisadores também observaram a presença de tubarão-tigre (Galeocerdo cuvier) e fragatas (Fregata magnificens) que estavam se alimentando da carcaça que se encontrava em bom estado.
Saiba mais sobre a Baleia-Bicuda-de-Cuvier (Ziphius cavirostris)
A baleia-bicuda-de-Cuvier é uma espécie de cetáceo odontoceto oceânico encontrado em áreas profundas e distantes da costa nos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico. Normalmente, a espécie é avistada solitária ou em pequenos grupos (cerca de sete animais). Indivíduos adultos de baleia-bicuda-de-Cuvier atingem 7 metros de comprimento e pesam entre 2,6 e 3 toneladas.
Saiba mais sobre a REMAB (Rede de Encalhes e Informação de Mamíferos Aquáticos do Brasil)
A Rede de Encalhe e Informação de Mamíferos Aquáticos do Brasil (REMAB) tem atuação em todo território nacional e tem como finalidade otimizar o monitoramento e atendimento a encalhes e capturas em artes de pesca, bem como o desenvolvimento de pesquisa e armazenamento de informações em banco de dados nacional sobre mamíferos aquáticos, para viabilizar o intercâmbio de informações entre as instituições que trabalham com mamíferos aquáticos no Brasil.
A REMAB é composta por diversas Redes regionais, a do Nordeste do Brasil chama-se REMANE.
O Centro Golfinho Rotador é uma das instituições fundadoras e membro do Comitê Gestor da Rede de Encalhes de Mamíferos Aquáticos do Nordeste (REMANE), sendo responsável pelo registro de encalhes e avistagens de mamíferos marinhos em Fernando de Noronha e o Coordenado do Projeto Golfinho Rotador, Dr. Oc. José Martins, é Coordenador também da REMANE.