A família Schurmann venceu em segundo lugar na 30ª Regata Internacional Recife – Fernando de Noronha (Refeno). Os velejadores deixaram o Recife, no dia 29 de setembro, em direção à ilha. O casal Schurmann integra o time de apoiadores da Mares Limpos, campanha de defesa dos oceanos da ONU Meio Ambiente e, como parte das atividades da ação, conversou com o grupo Coletivo Jovem Mar de Fernando de Noronha, vinculado ao Projeto Golfinho Rotador.
O bate-papo ocorreu no dia 2 de outubro, no Forte dos Remédios. A roda de conversa girou em torno das soluções sustentáveis que os Schurmann adotam a bordo do veleiro Kat, principalmente em relação a resíduos sólidos.A interação com os jovens ocorreu antes da exibição do filme Pequeno Segredo, baseado na história de Kat, filha adotiva do casal que morreu em 2006, aos 13 anos. A exibição do filme fez parte da programação do projeto Cinema no Forte, ação de integração da comunidade noronhense com a obra de restauração do Forte dos Remédios, conduzida pelo Iphan.
Antes de embarcar na 30ª Refeno e também em Noronha, Vilfredo e Heloísa demonstraram não apenas a preocupação com a poluição dos oceanos, mas também o que têm feito para colaborar. “Eles são um exemplo de como as pessoas podem fazer para manter os mares limpos”, diz Cynthia Gerling, Coordenadora de Educação Ambiental e Sustentabilidade do Projeto Golfinho Rotador.
Desde 1990, o Projeto Golfinho Rotador trabalha com os alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Arquipélago Fernando de Noronha (EREM FN) nos eixos temáticos de Educação Ambiental. Em 2015 estimulou a formação do Grupo Coletivo Jovem Mar de Fernando de Noronha com o objetivo de estimular o protagonismo em prol da conservação marinha. Esse é um dos temas do curso de “Formação Continuada de Professores da Rede Pública para Ações Educativas em Unidades de Conservação”, promovido pela Universidade de Brasília e ICMBio Noronha.