Blogueira com mais de 400 mil seguidores no Instagram postou na rede social imagens do momento em que cometeu a infração. A autuação e aplicação de multa no valor de R$ 5 mil reais ocorreram no dia 2 de janeiro.
A blogueira fazia o passeio de barco no dia 29 de dezembro e registrou o mergulho com fotos e vídeos. “Tentando fazer amizade” era o título do post, que depois foi removido da rede social.
A Portaria Ibama N° 5-N, de 25 de janeiro de 1995, proíbe, durante as saídas de barco, tocar os golfinhos com os pés, mãos ou qualquer instrumento. E ainda alimentar os golfinhos jogando peixes, lulas ou outro tipo de comida na água, além de perseguir ou tentar direcionar os golfinhos para uma determinada área.
O ICMBio Noronha, quando o auto de infração foi lavrado, informou que a blogueira disse não saber que estava cometendo uma irregularidade e mostrou-se arrependida.
O mergulho e o nado com golfinhos são uma das atividades que mais impactam esses animais, pois é considerada uma invasão ao mundo deles, o mundo submarino. Trabalhos de pesquisa no Havaí e pareceres jurídicos da Procuradoria Federal Especializada junto ao ICMBio entendem o mergulho e nado com golfinhos com molestamento.
Parabéns pelo belo trabalho de preservação que vocês desenvolvem em Fernando de Noronha, e não somente com os golfinhos, mas com todas as espécies marinhas e com a vida dos habitantes desta nossa ilha paradisíaca. Que este projeto se perpetue e que a vida marinha de Noronha seja sempre motivo de orgulho para todos os brasileiros. Parabéns!!!