Neste ano festejamos o aniversário do Projeto Golfinho Rotador, comemorado em 23 de agosto, de uma forma diferente. Ao invés de um foram sete dias de intensa programação. O aniversário de 29 anos foi nosso, mas, como de costume, a população e visitantes de Fernando de Noronha foram os presenteados.
As atividades de aniversário começaram no dia 23 de agosto, na Escola de Referência em Ensino Médio e Fundamental (EREFM) Arquipélago Fernando de Noronha, parceiro mais antigo do Projeto, com ações educativas-científicas.
Na palestra “A Origem do Golfinho”, mostramos o mamífero terrestre ancestral dos cetáceos e a forma como as espécies vão evoluindo. Logo após, os alunos e professores visitaram a exposição do nosso acervo de pesquisa, pela primeira vez foi exposto. Eles puderam ver e receber explicações sobre diferentes partes do corpo dos cetáceos como ossos e dentes, barbatanas e uma vértebra de baleia franca. As atividades, das 8h às 21h, contaram com 286 participantes.
No dia 24, na Praia da Conceição, foi realizada uma oficina de mergulho livre (apneia) com o instrutor credenciado pela Associação Internacional para o Desenvolvimento da Apneia (Ainda), Carlos Diezel, para as crianças da Escola Alma Solar Noronha.
A oficina teve como primeiro momento a teoria da apneia, as medidas de segurança e como seria realizada a parte prática, além de orientações sobre a importância de se respirar corretamente e para isso o instrutor fez alguns exercícios de respiração e relaxamento.
O instrutor também falou sobre a relação da prática do surfe com a apneia. Na parte prática, os participantes se equiparam e foram divididos em baterias de 6 alunos cada vez, que recebiam a instrução final na água antes de se fazer a apneia.
Como as crianças estavam fazendo isso pela primeira vez em suas vidas, o máximo que desceram foi 5 metros. Ao todo contamos com 25 participantes
Do dia 26 ao dia 30, realizamos o tradicional monitoramento no Mirante dos Golfinhos e também o monitoramento embarcado, mas de uma forma mais interativa com os turistas.
Além de palestras, foi disponibilizado material didático e sorteio de brindes em todos os turnos do monitoramento da Baía dos Golfinhos e nas embarcações de turismo com saídas nos turnos da manhã. Nesta atividade contamos com 378 participantes.
Nos dias 26 e 27 de agosto, no auditório do NASF, o curso “Gestão Sustentável em Passeios de Barco e Operações de Mergulho Autônomo” foi ministrado como parte das comemorações da Semana do Golfinho, para 18 pessoas. Foram ministradas 2 (duas) aulas, das 19h às 22h, de modo a informar aos empresários e funcionários deste setor sobre a necessidade e as vantagens da gestão sustentável em seu trabalho e também as normas de proteção e respeito aos cetáceos quando da condução das embarcações.
Os seguintes materiais didáticos foram distribuídos para todos os participantes: Guia Sustentabilidade à Beira-Mar, Manual de Ecossistemas Marinhos e Costeiros para Educadores, placa com dicas de práticas sustentáveis e adesivos educativos com as leis de proteção aos cetáceos.
Em 28 de agosto, no Centro Integrado de Educação Infantil Bem-me-quer, as educadoras ambientais levaram um golfinho-rotador de pelúcia do mesmo tamanho de um filhote de rotador, uma trena e vídeos de golfinhos-rotadores adultos e filhotes, em diferentes tipos de comportamento como cuidado parental, amamentação e saltos, todos filmados em Noronha durante pesquisa subaquática.
O objetivo principal foi comparar vários aspectos da vida dos filhotes golfinhos com a vida das crianças na primeira infância, como por exemplo, o tamanho (e para isso foi usada a trena e o golfinho de pelúcia), a fragilidade dos primeiros anos de vida e a importância do cuidado parental.
Os vídeos ilustraram esses momentos raros na natureza dos golfinhos filhotes com seus pais em Noronha, e, da mesma forma, foi explicado para as crianças que os seres humanos, sendo também mamíferos, têm os mesmos comportamentos vitais, como o cuidado parental, a amamentação e o aprendizado com os pais.
Ao final da atividade, que contou com 109 participantes, foram mostrados vários vídeos de filhotes golfinhos saltando fora d’água e as crianças tentaram imitar as rotações. As crianças perceberam a dificuldade de girar 7 vezes em torno do próprio eixo, como os rotadores fazem e, assim, fazem jus ao seu nome.
No dia 28 de agosto, no auditório do TAMAR/ICMBio, tivemos a tradicional palestra das quartas-feiras, às 20h, que recebeu uma edição especial intitulada “29 anos no mundo dos golfinhos.” O evento, aberto ao público, trouxe o resumo das ações de pesquisa, conservação, sustentabilidade e envolvimento comunitário realizadas pelo Projeto Golfinho Rotador e também contou com sorteio de brindes. Doze pessoas prestigiaram a palestra.
No dia 30 de agosto, no auditório da EREFM Arquipélago Fernando de Noronha, tivemos o encerramento da Semana do Golfinho 2019, com a premiação do 2º Surf Treino do Circuito Projeto Golfinho Rotador de Surf da Escola Alma Solar Noronha, apoiada pelo Projeto Golfinho Rotador, contou com a participação das crianças, dos pais, professores da EREFM, e também membros da Associação de Surf de Fernando de Noronha, todos parceiros do Projeto Golfinho Rotador.
Os premiados receberam vários brindes, como pranchas de surfe, gibis “Um Garoto da Cidade” escrito pelo Projeto Golfinho Rotador, ecobags, plaquetas com informações ambientais, entre outros. E para finalizar a festa, o Gostosinho de Noronha trouxe sua Delícia Móvel com cocada, tapioca, salada de frutas e bolo, tudo oferecido gratuitamente pelo Projeto Golfinho Rotador para os que estavam presentes na festa. Tivemos a participação de 20 crianças, além de pais e convidados.
HISTÓRIA
O Projeto Golfinho Rotador nasceu no dia 23 de agosto de 1990, de uma paixão pelos golfinhos, pelo mar e por Fernando de Noronha, aliada à necessidade de preservação dos carismáticos golfinhos e desse arquipélago singular. Assim, todo dia 23, a equipe do Projeto Golfinho Rotador e seus parceiros têm muito que celebrar.
O sucesso do Projeto Golfinho Rotador deve-se ao arranjo institucional criado e ao envolvimento com a comunidade noronhense. A ONG local Centro Golfinho Rotador foi criada no dia 23 de Setembro de 1992, com o objetivo de executar o Projeto Golfinho Rotador, que conta com o patrocínio oficial da Petrobras ao longo de grande parte dessa história, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A ONG acaba de completar 27 anos.
A realização da Semana do Golfinho, assim como outras atividades na área de educação ambiental, pesquisa e monitoramento de golfinhos-rotadores, além de ações nas áreas de envolvimento comunitário e sustentabilidade realizados desde 1990 pelo Projeto Golfinho Rotador, têm patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.