Em operação desde 2014 no Complexo Industrial Portuário de Suape (PE), a Refinaria Abreu e Lima (RNEST), contou no mês de outubro com estande e exposição do Projeto Golfinho Rotador. Foram 10 painéis fotográficos enfocando aspectos da biologia e comportamento da espécie, que ficaram em exibição durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat).
A participação do Projeto Golfinho Rotador, a convite da Petrobras, ocorreu nos dias 23 e 24, e incluiu uma palestra da coordenadora de Educação Ambiental e Sustentabilidade do Projeto Golfinho Rotador, Cynthia Gerling.
Ela abordou a atuação do Projeto Golfinho Rotador em Fernando de Noronha e ainda nos Estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte, para onde o Projeto começou a expandir sua atuação em 2018. “Além do trabalho de pesquisa e monitoramento da espécie, desenvolvemos ações no campo da sustentabilidade, envolvimento comunitário e educação ambiental”, detalhou Cynthia.
A exposição foi montada na área externa do refeitório da Refinaria Abreu e Lima, por onde diariamente transitam milhares de pessoas entre o final da manhã e o início da tarde. Os funcionários puderam conhecer mais sobre a reprodução, fisiologia, comportamento e alimentação do golfinho-rotador, cientificamente denominado Stenella longirostris.
Além da exposição dos painéis fotográficos, a RNEST recebeu um estande do Projeto Golfinho Rotador. O estande contou com exibição de vídeo institucional e distribuição de brindes e folders sobre as ações desenvolvidas em Fernando de Noronha em prol da sustentabilidade e da conservação dos golfinhos e do meio ambiente.
A montagem de estandes e exposições fotográficas, assim como outras atividades na área de educação ambiental, além da pesquisa e monitoramento de golfinhos-rotadores, ações nas áreas de envolvimento comunitário e sustentabilidade realizados desde 1990 pelo Projeto Golfinho Rotador, têm patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.