O sonho de ajudar os golfinhos e Fernando de Noronha se torna realidade quando Nando, que mora na cidade, encontra quatro amigos na ilha. Durante um mergulho, o grupo recebe superpoderes de animais marinhos. Essa é a história contada no gibi O Oceano e Nós, lançado pelo Projeto Golfinho Rotador e disponível para download no site da instituição.
A publicação, de 24 páginas, é o desdobramento do gibi Um Garoto da Cidade. Nele, Nando visita pela primeira vez Fernando de Noronha. Ao surfar com o pai, o menino se afoga, mas é salvo por um golfinho-rotador. Para retribuir, Nando promete que vai cuidar dos oceanos e da vida marinha.
De volta a Noronha em O Oceano e Nós, Nando se torna Átila, com o superpoder de visão privilegiada e ainda acumula os superpoderes dos amigos. Seus amigos que moram na ilha e integram o Jovem Mar Noronha se transformam em Ananda (superpoder do teletransporte), Asante (voa e cura animais), Enzo (movimenta objetos à distância) e Iara (suga a poluição e o CO2).
Os cinco usam os poderes e vão organizando Noronha. Ananda transforma casas e pousadas em construções sustentáveis, Asante manda as espécies invasoras de volta aos seus habitats; Átila se livra dos geradores a diesel e convence a população local a adotar práticas sustentáveis e Iara faz funcionar de forma eficiente a estação de tratamento de esgoto. Ao final, eles acabam perdendo os superpoderes, mas se transformam em cidadãos conscientes. Sendo essa a mensagem principal do gibi: se cumprirmos nossos deveres de cidadão consciente e responsável, não haverá necessidade de se adquirir superpoderes para arrumar o mundo.
Com tiragem de 5 mil exemplares, o gibi O Oceano e Nós é distribuído gratuitamente nas atividades de educação ambiental do Projeto Golfinho Rotador. Também pode ser acessado no site do projeto. O endereço para download é https://golfinhorotador.org.br/publicacoes/o-oceano-e-nos.
O trabalho de educação ambiental, criação e publicação de livros, além da pesquisa e do monitoramento de golfinhos-rotadores, bem como ações nas áreas de envolvimento comunitário e sustentabilidade realizados desde 1990 pelo Projeto Golfinho Rotador têm patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.