O Workshop de Comunicação Ambiental da Rede Biomar, que tem como um dos principais objetivos aproximar estudantes da área de renomados profissionais, será realizado neste ano em ambiente virtual, por conta da pandemia de Covid-19. O evento realizado pelo Projeto Albatroz conta com a participação do Projeto Golfinho Rotador e terá transmissão ao vivo pelos canais do Projeto Albatroz: Youtube e Facebook, nos dias 21 e 24 de julho, a partir das 18h.
Realizado pela quinta vez pelo Projeto Albatroz, o workshop reúne integrantes da Rede de Conservação da Biodiversidade Marinha (Biomar), formada por projetos patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, que têm por objetivo a conservação marinha do Brasil. São eles: Projeto Albatroz, Projeto Baleia Jubarte, Projeto Coral Vivo, Projeto Golfinho Rotador, Projeto Meros do Brasil e Projeto Tamar.
O tema da primeira mesa-redonda, no dia 21, será ‘Imagem e Oceano’, enfocando a importância dos registros audiovisuais para a comunicação ambiental e a sensibilização do público sobre os temas ambientais.
Esse debate virtual terá a participação do Luciano Candisani (fotógrafo da National Geographic Brasil), Enrico Marcovaldi (fotógrafo e membro do Projeto Baleia Jubarte) e Athila Bertoncini (fotógrafo e membro do Projeto Meros do Brasil). A mediação será feita pelo coordenador técnico do Projeto Albatroz, Dimas Gianuca, que também é especialista em fotografia da vida marinha.
O evento do dia 24 tratará do tema ‘Oceano em Pauta’ e discutirá a divulgação da conservação marinha pela imprensa. Participarão jornalistas e coordenadores dos Projetos da Rede Biomar com vasta experiência no assunto. Entre eles: Cynthia Gerling (Coordenadora de Educação Ambiental e Sustentabilidade do Projeto Golfinho Rotador), Dal Marcondes (Presidente da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental e editor-chefe do portal Envolverde) e a jornalista ambiental Paulina Chamorro. A fundadora e coordenadora geral do Projeto Albatroz, Tatiana Neves, mediará o encontro.
Cynthia Gerling lembra que o Projeto Golfinho Rotador, assim como o Projeto Albatroz, estão completando 30 anos de criação. “Ao longo de nossa história, temos recebido um importante apoio do meio jornalístico para a conservação marinha, por meio da divulgação das nossas ações de pesquisa, educação ambiental, sustentabilidade e envolvimento comunitário”, avalia.
A coordenadora de Educação Ambiental e Sustentabilidade do Projeto Golfinho Rotador lembra que, em 2017, o Projeto Golfinho Rotador realizou a II Oficina de Jornalismo Ambiental da Rede Biomar, no Recife, que contou com a participação de jornalistas e integrantes dos projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Tamar. “Além de estimular a cobertura da mídia sobre assuntos relacionados à conservação marinha, eventos como esse proporcionam troca de experiências entre profissionais de comunicação e da área ambiental, especialmente da conservação marinha.”
As atividades de educação ambiental, assim como ações na área de envolvimento comunitário, sustentabilidade e pesquisa de golfinhos-rotadores em Fernando de Noronha, têm patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.