O trabalho de envolvimento comunitário do Projeto golfinho Rotador tem como objetivo estimular o desenvolvimento sustentável de Fernando de Noronha, promovendo capacitação profissional, apoiando iniciativas culturais e esportivas e estimulando a representatividade política dos ilhéus. Por isso apoiamos continuamente as principais manifestações culturais e esportivas de Fernando de Noronha, como o Grupo Maracatu Nação Noronha, a Escola de Surf Alma Solar Noronha e a Associação de Surf de FN.
O Projeto Golfinho Rotador viabilizou, em parceria com a Escola do Mar Alma Solar Noronha, 51 aulas de surf, atingindo 1070 alunos participantes (repetindo-se), sendo 93 crianças diferentes. Além de patrocinar 9 Circuitos Projeto Golfinho Rotador de Surf Local.
A principal meta deste programa é desenvolver uma relação harmoniosa entre as atividades humanas e a preservação do meio ambiente.
Internamente, a sustentabilidade do Projeto Golfinho Rotador está no dia a dia da nossa equipe e é guiada por nossa Política de Sustentabilidade e pelo Sistema de Gestão Sustentável implementado em nossa sede, cujo projeto arquitetônico foi concebido de acordo com o conceito de arquitetura sustentável, recebendo 1º Lugar no Prêmio Procel.
O apoio à sustentabilidade econômica da comunidade local é feito por meio da formação profissional e por consultoria para gestão sustentável aos empresários da ilha.
Foram realizados mais de 70 cursos profissionalizantes em ecoturismo, totalizando mais de 4 mil inscritos, visando inserir os ilhéus no mercado de trabalho. Os cursos de formação em profissões relacionadas ao turismo local – como condutor de visitantes no Parque Nacional Marinho, instrutor de mergulho e conversação em inglês – são ministrados gratuitamente.
Para minimizar o impacto ecológico da ocupação humana em Fernando de Noronha, o projeto oferece consultoria gratuita em gestão sustentável aos pequenos empresários da ilha, buscando a melhoria dos indicadores relacionados à qualidade, gestão do uso da água, eficiência energética, resíduos sólidos, efluentes líquidos, insumos, trabalho e renda, turismo sustentável e legislação. Foram capacitados mais de 75 Meios de Hospedagem, 20 Bares/Restaurantes, 20 Empresas de Passeios de Barco, 3 Empresas de Mergulho Autônomo e 200 condutores de visitantes.
Também elaboramos 4 Matrizes para o Selo de Reconhecimento Noronha+20, que visa valorizar os empreendimentos turísticos que adotam práticas sustentáveis. As 4 Matrizes são para: Meios de Hospedagem, Bares e Restaurantes, Empresas de Passeio de Barco Comercial e de Mergulho Autônomo Comercial.