O Projeto Golfinho Rotador, patrocinado pela Petrobras, é o maior projeto de conservação de golfinhos do Brasil e um dos maiores Programas de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (Sustainable Ecological Research) de golfinhos do mundo. Somente as Pesquisas Ecológicas de Longa Duração possibilitam conhecer cientificamente e avaliar quali e quantitativamente a complexidade dos processos ecológicos com uma visão sistêmica e integrada, pois analisa tendências, perspectivas e cenários.
Há inúmeras demonstrações da importância do trabalho socioambiental de longa duração do Projeto Golfinho Rotador, dentre as quais destacamos: ter registrado, monitorado, pesquisado e protegido mais de dois milhões de vindas de golfinhos-rotadores a Fernando de Noronha; promover a sensibilização ambiental de três gerações da única comunidade oceânica civil do Brasil.
A mais nova edição do Projeto Golfinho Rotador (2020 a 2023), que também conta com o patrocínio da Petrobras, terá como principais objetivos executar ações e ter produtos com grande potencial de impulsionar a produção de conhecimento técnico e científico relevante, em parceria com a comunidade científica e acadêmica.
O Projeto Golfinho Rotador, que atua no ecossistema marinho da ilha desde 1990, está trazendo novidades para gerar mais transformação social e ambiental na vida dos moradores de Noronha e nos demais territórios atingidos. Continuaremos atuando no ecossistema marinho, mais especificamente, no Arquipélago de Fernando de Noronha, onde vive a única comunidade civil oceânica do Brasil.
Nas pesquisas conduzidas pelo projeto serão estudadas 12 espécies, sendo a principal o golfinho-rotador. As outras são a baleia-jubarte e mais 10 espécies ameaçadas de extinção que são os principais alvos do turismo de observação de fauna em Fernando de Noronha. Nessa nova etapa, também serão promovidos mais cursos e oficinas à comunidade.
Para tanto, serão executado um intenso programa de Educomunicação Ambiental com crianças e adolescentes de 4 a 17 anos, utilizando estratégias educacionais inovadoras para transformação cultural e desenvolvimento pessoal integral. Serão realizadas atividades pedagógicas, incluindo educação ambiental, práticas de esporte educacional e atividades socioculturais e ambientais, tendo como temática principal o oceano. Haverá, ainda, uma série de ações voltadas especificamente para a Primeira Infância, como oficinas de arte-educação e atletismo.
Outra iniciativa será a continuidade das atividades culturais, esportivas e políticas que contribuem para conservação ambiental por meio do uso sustentável e não letal dos recursos do oceano, como apoio à Associação de Surf de Fernando de Noronha, formação para ampliação das oportunidades profissionais, influência na definição de políticas públicas para a conservação marinha.
Previstas para serem executadas ou organizadas pelo Projeto Golfinho Rotador, as ações conjuntas da Rede Biomar vão deste a participação e organização de reuniões e eventos presenciais e virtuais à produção e distribuição de materiais de comunicação e divulgação da Rede Biomar.
O Projeto Golfinho Rotador (PGR) também realizará ações fora dos limites geográficos de Fernando de Noronha. Entre essas estão a participação, em caráter presencial, em oito eventos e/ou processos regionais, nacionais ou internacionais, participação em nove atividades da Rede Biomar e a organização de sessão sobre conservação oceânica da Rede Biomar em eventos. Do Plano de Comunicação, ocorrerá no continente a organização de três exposições fotográficas e videográficas interativas sobre o PGR ou a Rede Biomar em Unidades da Petrobras, para o público interno e externo. De forma virtual, haverá ações de comunicação em mídias digitais, que alcançarão pessoas de todo o Brasil, e a realização de oito cursos a distância sobre sustentabilidade, oceano e golfinhos.
Outro ponto a ser destacado nesta edição do PGR é que será dada continuidade à implementação do nosso Plano de Comunicação, que tem como principais mensagens a conservação da biodiversidade oceânica. O programa executará diversas atividades com o objetivo de incrementar a comunicação do PGR, dentro e fora de Fernando de Noronha. Essas ações estarão agrupadas em torno de três grandes objetivos da Comunicação: divulgar a associação da marca Petrobras ao PGR, divulgar conhecimento técnico, científico e tradicional sobre os golfinhos, Fernando de Noronha e o oceano; divulgar o Patrimônio Natural da Humanidade “As Ilhas Atlânticas Brasileiras”.
Somente com a continuidade do patrocínio oficial da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, é que o Projeto Golfinho Rotador poderá alcançar esses feitos tão importantes para o meio ambiente e a sociedade