O projeto irá disponibilizar modem à Escola que beneficiará os alunos e professores da unidade, os quais terão acesso à internet para acessar aulas, conteúdos, fazer suas pesquisas e trabalhos.
Os quase 500 alunos e os cerca de 20 professores da Escola de Referência de Ensino Fundamental e Médio do Arquipélago de Fernando de Noronha (EREFM-AFN) já podem realizar suas pesquisas e trabalhos utilizando internet de qualidade. É que o Projeto Golfinho Rotador (PGR), patrocinado pela Petrobras, disponibilizou um modem à unidade escolar, aumentando a velocidade da internet da escola. A entrega do equipamento foi feita pela coordenadora de Educação e Comunicação Ambiental do PGR, Cynthia Gerling, à gestora da EREFM-AFN, Taynee Monteiro dos Santos. “Entendemos que a inclusão digital, neste momento do Brasil e do planeta, é de suma importância na educação das crianças e dos jovens, por colocar alunos e professores conectados ao mundo”, diz Cynthia. A gestora da unidade escolar também ressaltou a importância de receber o modem. “Nossa proposta é fazer com que os alunos possam utilizar o nosso laboratório de informática, com acesso à tecnologia e informações. Em tempos de pandemia, a internet é fundamental para o ensino híbrido, com aulas presenciais e remotas”, destaca Taynee.
Com a entrega do modem, o objetivo do PGR é fornecer subsídios para que alunos e professores da única escola pública da ilha possam acessar a rede internacional de computadores com as condições necessárias para uma boa navegabilidade. Assim, eles poderão adquirir conhecimento por meio de aplicativos, plataformas e jogos, entre outros recursos. Além disso, a qualidade de acesso à internet possibilitará aos educomunicadores ambientais do PGR e aos professores da EREFM-AFN desenvolverem estratégias educacionais inovadoras, como a realização de oficinas de Educação Ambiental uma das componentes importantes do projeto. Os professores também poderão produzir e enviar conteúdo das suas disciplinas ministradas à distância para os alunos. A ideia é que esse programa promova a realização de 160 oficinas, nos próximos 3 anos.