Em parceria com o site Surfguru, o Projeto Golfinho Rotador (PGR), patrocinado pela Petrobras, promoveu um interessante curso aos moradores de Fernando de Noronha. Realizado no dia 24 de março, o curso forneceu informações que ajudam a ler e a entender as informações sobre previsões de ondas e do clima, disponibilizadas no site Surfguru, especialista nesse tipo de análise. “Esse tipo de atividade é de grande importância aos moradores de Noronha, que podem ter acesso a um tipo de informação fundamental”, destaca o biólogo Rafael Pinheiro, pesquisador do PGR. Foi o primeiro curso desse tipo oferecido aos moradores da ilha.
A apresentação foi feita pelo pesquisador Rafael Pinheiro e uma equipe do Surfguru. Eles mostraram as ferramentas disponíveis na plataforma e que podem ajudar os interessados a prever as condições das ondas e outros aspectos do clima. Cerca de vinte pessoas participaram do curso, entre condutores de turistas, surfistas e marinheiros. Todos eles aprenderam a interpretar os gráficos e as informações disponíveis sete dias a mais da data da consulta do conteúdo, que estão liberadas gratuitamente para o público que acessa o site. Foi mostrado, também, como são geradas as ondas e as variáveis ambientais que influenciam na sua formação, tamanho, força, velocidade e direção.
Os participantes do curso ainda foram orientados sobre como esses fenômenos naturais se apresentam no site e o que cada informação das características das ondas “swell” representam, para saber como estarão as condições do mar para o desenvolvimento de determinadas atividades, recreativas ou profissionais, como surf, mergulho, velejo e pescaria. Os moradores de Noronha que já usam o site Surfguru para consultar as fases da Lua, as amplitudes da maré, precipitação, direção e intensidade dos ventos e das ondas puderam aprender, de forma clara e completa, a acessar mais esse grande e útil pacote de conteúdo disponível gratuitamente no portal. “Nossa ideia é sempre colaborar com a vida da comunidade noronhense, de todas as formas possíveis”, diz o biólogo do PGR.