Em quase 32 anos de Projeto Golfinho Rotador, foi a primeira expedição de pesquisa com avistagem de 3 espécies de cetáceos.
Desde de 1990, o Projeto Golfinho Rotador estuda a distribuição, ocorrência e comportamento dos cetáceos em Fernando de Noronha, que ocorre por meio de observações de ponto fixo, no Mirante dos Golfinhos e no Forte Nossa Senhora dos Remédios, em saídas embarcadas e em mergulhos.
Fechando o mês de julho, mês da Ciência e do Pesquisador, o Projeto Golfinho Rotador (PGR), que tem patrocínio da Petrobras pelo Programa Petrobras Socioambiental, realizou uma saída embarcada no dia 23 de julho de 2022 à bordo do barco Mardamonia, das 07:52 às 12:00.
Às 07:56 foi encontrado um agrupamento de rotadores na Baía de Santo Antônio, com cerca de 500 golfinhos.
Todos os pesquisadores presentes do PGR mergulharam simultaneamente com os golfinhos das 08:08 às 09:28 para analisar o comportamento subaquático de resposta à interação com mais de 10 embarcações de turismo em 1h40min.
Após o mergulho, os pesquisadores se dirigiram para a Ponta da Sapata, onde no dia anterior havia sido observada a presença de um golfinho-nariz-garrafa solitário e de baleias-jubartes.
Às 10:29 encontramos o golfinho solitário no Mar de Fora, por trás da Ponta da Sapata. Das 10:25 às 10:56 observamos duas baleias-jubartes, no Mar de Fora, entre o Capim Açu e a Ponta da Sapata.
1 comentário