Kai. Esse é o nome do golfinho da espécie nariz-de-garrafa que tem sido visto nas águas de Fernando de Noronha, fazendo sucesso entre turistas e moradores com suas acrobacias. De origem havaiana, a palavra “kai” significa “oceano” e pode ser usada para identificar indivíduos tanto do sexo masculino quanto do feminino. O nome foi escolhido por meio de um concurso realizado pelo Projeto Golfinho Rotador (PGR), que é patrocinado pela Petrobras, em sua página no Instagram. Numa votação que aconteceu entre os dias 2 e 5 de agosto, “Kai” foi o vencedor entre os 64 nomes sugeridos, obtendo 48% dos votos. Os outros nomes mais votados foram Mirante (25%), Mahalo (14%) e Aloha (12%).
Avistado pela primeira vez em Noronha em outubro do ano passado, Kai tem sido visto com frequência no arquipélago, indicando que desde então ele está vivendo na região. É isso que diferencia Kai de outros golfinhos nariz-de-garrafa que já foram vistos nas águas da ilha pernambucana. De acordo com a coordenadora de Comunicação e Educação Ambiental do PGR, Cynthia Gerling, em mais de 30 anos de atuação do projeto em Noronha, isso nunca aconteceu. “É a primeira vez que um nariz-de-garrafa fica tanto tempo no arquipélago de Fernando de Noronha”, afirma. “Já registramos a presença dessa espécie na região, mas não por tanto tempo. Até então, era ocorrência que duravam apenas 2 ou 3 dias, só de passagem”.
Cynthia destaca, também, que, para olhos leigos, todos os golfinhos de uma espécie podem parecer iguais. Mas, para os pesquisadores, a identificação de cada indivíduo é algo relativamentefácil de fazer. “Cada indivíduo tem marcas próprias, como manchas e cicatrizes, que facilitam a identificação. Assim, podemos saber, por exemplo, que o Kai está vivendo em Noronha desde o ano passado”, diz. Ela ressalta que a colaboração da população em geral – moradores e turistas – foi fundamental para esse trabalho, já que muitas fotos de Kai foram feitas pelas pessoas e enviadas ao projeto. “É o que chamamos de Ciência Cidadã, um trabalho que estimulamos as pessoas a fazer ao nosso lado”.
Diferenças
São várias as características que diferenciam o nariz-de-garrafa dos golfinhos-rotadores tão comuns em Noronha e que são as estrelas da ilha. O nariz-de-garrafa é da espécie Tursiops truncatus, pode ser encontrado em variedade de hábitats marinhos e estuarinos e apresentando dois tipos de população: as costeiras e as pelágicas, que são as regiões oceânicas onde vivem os seres vivos que não dependem dos fundos marinhos. Um nariz-de-garrafa adulto pode chegar a 4,3 metros de comprimento e pesar até 650 Kg. Seu corpo é robusto, com cabeça arredondada e rostro (fucinho) curto, e tem coloração cinza escura no dorso e cinza clara nas laterais e no ventre.
Já o golfinho-rotador é da espécie Stenella longirostris, comumente encontrada ao redor de ilhas oceânicas, como em Noronha, onde ele realiza comportamentos de descanso, reprodução e cuidado dos filhotes. É bem menor do que o nariz-de-garrafa, podendo medir até 2,4 metros e pesar 95 Kg. Seu corpo é delgado e tem o rostro longo e fino. Possui três cores predominantes: cinza escuro no dorso, cinza claro nas laterais e branco no ventre. Cada um com suas características, o fato é que tanto o nariz-de-garrafa quanto o golfinho-rotador encantam a todos. E convivem harmoniosamente no paraíso que é Fernando de Noronha.