A Semana Golfinho é comemorada do dia 20 ao 27 de agosto, porque o dia 23 de agosto é a data de aniversário do Projeto Golfinho Rotador (PGR). Foi nesse dia em 1990 que foi concedida pelo IBAMA a primeira licença de pesquisa do Projeto Golfinho Rotador (PGR). Ao longo dessa semana o PGR, que conta com o patrocínio da Petrobras, realizará diversos eventos em Fernando de Noronha em vários setores, tanto para moradores da ilha quanto para turistas.
A programação começa na manhã do dia 20 (sábado), com uma saída de barco com professores da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) de Fernando de Noronha. Já no dia 22 (segunda-feira), acontecerá o plantio de 32 mudas de árvores nativas – para comemorar os 32 anos – na trilha para o Mirante dos Golfinhos (Área do Parque Nacional Marinho), com a participação de integrantes do Grupo Jovem Mar, turistas, crianças, empresários e instituições locais e o apoio do ICMBio.
A cultura também estará presente nas celebrações da Semana do Golfinho. No dia 23 (terça-feira), aniversário do PGR, o grupo Maracatu Nação Noronha, apoiado desde sua criação pelo PGR, fará uma apresentação no Fortinho do Boldró, a partir das 16h, com o pôr-do-sol mais cobiçado pelos turistas, e haverá a distribuição de brindes para os presentes no evento. Nos dias seguintes (quarta-feira, 24 e quinta-feira, 25), várias atividades serão realizadas na Erem ao longo do dia e à noite, com destaque para a palestra sobre a origem dos cetáceos (golfinhos e baleias), além da exposição osteológica. E na sexta-feira (26), as atividades serão direcionadas à primeira infância do Centro Integrado de Educação Infantil (CIEI), pela manhã e à tarde.
No último dia das celebrações, o PGR levará professores do CIEI a um passeio de barco, com avistagem de golfinhos. “Temos certeza de que serão dias de muita alegria, educação ambiental e troca de conhecimentos. Lembrando que em todas essas atividades, sempre haverá pesquisadores do PGR presentes”, destaca Cynthia Gerling, coordenadora de Comunicação e Educação Ambiental do PGR. “Essas atividades são de enorme importância para levar informação, cultura e entretenimento aos moradores da ilha e também aos turistas”.
1 comentário