No início de setembro, foi realizado o VII Workshop de Comunicação da Rede Biomar (Rede de Conservação da Biodiversidade Marinha), na Bahia. O evento abordou a importância do uso de ferramentas de comunicação para a conservação ambiental, focando na produção de conteúdo audiovisual, com apresentação de exemplos práticos apresentados por profissionais renomados da imprensa nacional e por pesquisadores dos projetos da Rede Biomar, todos patrocinados pela Petrobras. Um dos objetivos da Rede Biomar, em seu Planejamento Estratégico Integrado para 2021 – 2030, é “Promover o aumento da Consciência e comportamentos alinhados com a conservação ambiental”. Para alcançar esse objetivo, os projetos da rede desenvolvem ações por meio de Centros de Visitantes, ações de sensibilização, Rede Jovem Mar, redes sociais e produção de materiais educativos e eventos, bem como realiza a disseminação do conhecimento na grande imprensa.
E para comunicar as ações de conservação da biodiversidade marinha à sociedade, os projetos estão sempre buscando desenvolver novas ferramentas e estratégias para difundir e apresentar ao público informações sobre os esforços, as espécies protegidas e mensagens para envolvimento das pessoas na conservação do meio ambiente, através de uma linguagem atrativa e acessível. Nesse contexto, o Projeto Baleia Jubarte, em parceria com os demais integrantes da Rede Biomar, realizou o VII Workshop de Comunicação. Alguns dos pesquisadores da rede que participaram do encontro foram Tatiana Alves, do Projeto Albatroz; Luena Fernandes, do Baleia Jubarte; Verônica Faquin, do Meros do Brasil; Roberta Miller, do Coral Vivo; e Cynthia Gerling, do Golfinho Rotador.
Programação
O evento teve início no dia 1º de setembro 2022, agregado à Festa da Baleia Jubarte de Praia do Forte – BA, com a realização de uma mesa redonda. Promovido no Espaço Baleia Jubarte, o encontro debateu o tema “Importância da produção audiovisual para a conservação marinha”. Na mesa sobre as produções audiovisuais dos Projetos da Rede Biomar e sua importância para o aumento da
consciência e comportamentos alinhados com a conservação ambiental, cada um dos cinco projetos da rede apresentaram suas produções audiovisuais mais relevantes ao longo dos anos, com o debate sobre alcance desses trabalhos na sociedade.
“Também analisamos as perspectivas para o futuro em um mundo em rápida mudança e a importância da construção de um vasto banco de imagens e das produções audiovisuais institucionais”, diz Cynthia Gerling, coordenadora de Comunicação e Educação do Projeto Golfinho Rotador, que conta com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. “Esse tipo de evento é de extrema importância para aprimorarmos o trabalho de comunicação dos nossos projetos e também para levar esse tipo de informação à sociedade, já que o evento foi aberto e gratuito”, destaca ela.
Em outra mesa do encontro, o tema em discussão foi “O papel da grande mídia para a promoção da conservação marinha no Brasil”, com a apresentação de importantes reportagens produzidas por jornalistas de emissoras de TV do Brasil sobre os projetos da Rede Biomar. Foram debatidos os resultados e a repercussão dessas matérias jornalísticas, assim como as perspectivas para o futuro do tema da Conservação Marinha na imprensa nacional. Os convidados dessa mesa foram os jornalistas Francisco José, José Raimundo, Patricia Nobre e Giácomo Mancini.
Cultura
O evento também teve conteúdo cultural e de entretenimento, com apresentações de cantores e bandas locais. Entre os artistas que marcaram presença no encontro estavam Utopia Celeste, Adauto Poeta, Banda Voa, Marcelo Santos e DJ Flavus, que animou o espaço do evento durante as programações. “Foi um excelente evento, no qual pudemos alinhar conteúdo e informações de grande importância à sociedade e ao meio ambiente com um pouco de entretenimento e cultura”, observa Cynthia Gerling.