Entre os dias 25 e 27 de fevereiro, Fernando de Noronha foi palco de uma competição que já é tradição no Arquipélago. Promovido anualmente, o Campeonato Local de Surfe Projeto Golfinho Rotador agitou a ilha, com as competições acontecendo na Praia da Cacimba do Padre. O Projeto Golfinho Rotador (PGR), que conta com o patrocínio oficial da Petrobras, apoiou o evento realizado pela Associação de Surf de Fernando de Noronha (ASFN). “Esse torneio já acontece há mais de 10 anos e sempre anima os surfistas locais e os turistas”, diz Cynthia Gerling, coordenadora de Educação e Comunicação Ambiental do PGR.
Disputado em cinco categorias (Pró Amador, Sub 16 Feminino, Sub 16 Masculino, Iniciante e Krakarona), o torneio foi o primeiro do Circuito Local de Surfe para definição do ranking noronhense de 2023/2024, que ainda terá mais duas etapas nesta temporada, a ser realizadas nos meses de março e abril. No dia 26, aconteceram as finais da categoria SUB-16 (Masculino e Feminino) e Krakarona. Já no dia 27, foi realizada a grande final da categoria PRO-AM. Os destaques da competição foram as excelentes performances dos jovens Ayrton Mikael Souza (15 anos) e José Alvimar, 13 anos, ambos alunos da Escola do Mar Alma Solar Noronha, que conta com o patrocínio do Projeto Golfinho Rotador/Petrobras. “É muito legal participar de uma seletiva de um campeonato internacional, ainda mais aqui em Noronha”, conta Alvimar.
Parceria
A competição teve a colaboração do Hang Loose Pro Contest, utilizando toda a estrutura de palanque, som e sistema de julgamento deste tradicional campeonato internacional, que ocorreu entre 28 de fevereiro e 5 de março. O Hang Loose Pro Contest é uma das etapas do Circuito Qualifying Series, que seleciona atletas para a World Surf League (WSL), a primeira divisão do surfe mundial. Nesta edição, cinco surfistas de Noronha disputaram, sendo três selecionados no Circuito Local de Surf de 2022 – em que ocorreu o Campeonato Projeto Golfinho Rotador – e os outros dois que ficaram entre os mais bem classificados na seletiva da ASFN, ocorrida no dia 27 de fevereiro. “É muito bacana poder trazer o Hang Loose para Noronha, com a participação de grandes surfistas mundiais. Assim como ter os surfistas noronhenses competindo ao lado dessas estrelas internacionais, elevando o nível do surfe local”, diz o empresário Alfio Lagnado, 62 anos, criador da marca Hang Loose.
Paraíso das Ondas
De dezembro a março, Fernando de Noronha se torna uma espécie de Havaí brasileiro. Com a virada do vento para nordeste, as ondulações oceânicas chegam às praias do Mar de Dentro, o lado da ilha onde o declive do fundo é mais acentuado. Assim, as primeiras grandes ondulações vão retirando areia do fundo, até que, em fevereiro e março, os fundos estão limpos e as ondas quebram perfeitamente sobre o solo de rochas vulcânicas. Atualmente com cerca de 40 associados, a ASFN é responsável por promover os campeonatos locais de surf. Em parceria com o Projeto Golfinho Rotador, a entidade organiza, desde 2010, o Circuito Projeto Golfinho Rotador de Surf.
Confira os vencedores do campeonato, por categoria:
Categoria Pró:
1° Patrick Tamberg
2° Buday Santos
3° Ayrton Mikael Souza
4° Alan Rangel
Categoria Sub-16 Masculino:
1° Ayrton Mikael Souza
2° Gabriel Hummen
Categoria Sub-16 Feminino:
1° Maria Eduarda Rocca
2° Mayla Vitória Lima
Categoria Krakarona:
1° Nego Noronha
2° Dudu Souza
Categoria Iniciante:
1° Ycaro César