Março foi o mês de retomada das atividades do Projeto Golfinho Rotador (PGR) na Escola Arquipélago, em Fernando de Noronha. Patrocinado pela Petrobras, o PGR retomou sua programação escolar no dia 17, com a atuação do coordenador Ademir de Freitas e da pesquisadora Amanda Silva, que foram até a escola para entregar 525 agendas produzidas pela Rede Biomar, distribuídas aos alunos e profissionais da educação.
Nos dias 22 e 23, as oficinas de Educomunicação Ambiental (EA), que estavam suspensas devido ao período de férias e feriados, foram iniciadas e o ano de 2023 terá diversos encontros mensais com as educadoras ambientais do PGR, Cynthia, Melyna e Ana Carolina. “Voltamos com toda a energia para esse novo ano de atividades na escola, com muitos assuntos interessantes para abordar com os alunos”, diz Ana Carolina Moretto.
A primeira oficina de EA de 2023 foi uma apresentação do tema “Oceane-se com os bichos de Noronha”, que será abordado durante todo o ano de atividades. As educadoras questionaram os alunos a respeito das expectativas de aprendizado dentro desse tema e eles responderam que esperam aprender sobre os animais de Fernando de Noronha, como e onde eles vivem, como se relacionam entre si e quais as espécies endêmicas e exóticas do arquipélago.
Aprendizado
Uma lista de animais que vivem na ilha foi construída em conjunto com os alunos, proporcionando reflexões a respeito de seus hábitats, dos diferentes grupos que os dividem e quais são endêmicas, ou seja, só vivem em Noronha. Para facilitar o aprendizado e a fixação do conteúdo pelos estudantes, foi realizado um jogo de agilidade com as imagens dos animais estudados, com peças contendo algumas informações da morfologia e modo de vida do bicho. Nas turmas dos Ensinos Fundamental II e Médio, os próprios alunos conduziram o jogo com os colegas, demonstrando aprendizado e atitude de liderança.
A educadora Melyna Lyra celebrou o desempenho dos alunos: “Fiquei orgulhosa de vê-los conduzindo o jogo com entusiasmo e comprometimento, além de muita diversão”. Segundo ela, ao longo das oficinas, foi observado que a agenda distribuída pelo PGR já estava em uso pelos estudantes. Todas as 14 turmas dos ensinos Fundamental I e II e do Ensino Médio da Escola Arquipélago foram atendidas por essa atividade, que alcançou 256 alunos, com idades entre 6 e 17 anos.