Rede Biomar

A Rede de Conservação da Biodiversidade Marinha, ou Rede Biomar, reúne cinco Projetos patrocinados pela PETROBRAS, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, com foco no oceano: Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil. Os Projetos convergem conhecimentos e experiências para a realização de ações conjuntas, enriquecidas por decisões previstas em um Planejamento Estratégico Integrado. Juntos, ao longo de 10 anos, os Projetos já envolveram mais de 9 milhões de pessoas em ações de sensibilização e educação ambiental; produziram mais de 720 publicações técnicas e científicas; apoiaram a elaboração e execução de seis Planos de Ação Nacionais; participaram de mais de 2.230 fóruns nacionais e internacionais e geraram mais de 7.670 matérias na mídia que fortalecem a importância desse trabalho.

Projeto Albatroz

Desde 1990, o Projeto Albatroz trabalha para a redução da captura incidental de albatrozes e petréis, aves oceânicas ameaçadas de extinção, com bases em seis estados brasileiros. Este trabalho é desenvolvido em parceria com o poder público, empresas pesqueiras, pescadores, escolas e universidades através de pesquisas, políticas públicas e educação ambiental. Essas aves passam a maior parte da vida em alto-mar e são ameaçadas pela poluição do oceano e a interação com a pesca de espinhel pelágico. A proteção dessas espécies é fundamental porque quando planam sobre a água, se alimentam de pequenos animais pelágicos e quando excretam, espalham nutrientes que alimentam pequenos organismos aquáticos, garantindo o ciclo de nutrientes e a vida marinha.

Fotos

Vídeos

Projeto Baleia Jubarte

A baleia-jubarte, como a maioria das grandes baleias, foi quase extinta pela caça indiscriminada que durou séculos e foi intensificada no século XIX com tecnologias modernas como o navio a vapor e o canhão-arpão. A matança reduziu as jubartes do Atlântico Sul a poucas centenas de animais, até ser proibida totalmente em 1968.

Desde 1988, o Projeto Baleia Jubarte trabalha intensamente pela proteção das jubartes remanescentes em nossas águas, monitorando a população sobrevivente e atuando junto às autoridades públicas para a implantação de normas e políticas de conservação. Graças a esse esforço, as “nossas” jubartes saíram da lista oficial de espécies ameaçadas em 2014, e estão rumo à recuperação total da sua população!

Fotos

Vídeos

Projeto Coral Vivo

A missão do Projeto Coral Vivo é gerar e difundir conhecimento sobre os ricos e diversos ambientes coralíneos, dos quais dependem milhares de famílias brasileiras. Atuamos para que todos os cidadãos tenham consciência de sua importância e do papel de cada um na sua conservação e uso sustentável. É preciso mudar nossos comportamentos para preservar sua enorme biodiversidade e as ricas tradições culturais que nos ligam a esses ambientes.

Desde 2006, o patrocínio da Petrobras tem sido fundamental para que o Coral Vivo realize ações relevantes para sua missão. Ele permite que atuemos por meio de uma abordagem múltipla, incluindo pesquisa, educação, sensibilização, políticas públicas e comunicação. Buscamos uma transformação social envolvendo a sociedade como um todo. A divulgação ampla de todos esses esforços é fundamental para o sucesso de nossa missão.

Fotos

Vídeos

Projeto Golfinho Rotador

O Projeto Golfinhos Rotador nasceu em 1990 de uma paixão e necessidade de preservação dos golfinhos de Noronha. É sediado em Fernando de Noronha, executado pela ONG Centro Golfinho, e desde o início trabalha com 4 pilares de atuação. A Pesquisa, a Educomunicação Ambiental, a Sustentabilidade e o Envolvimento Comunitário.

Em janeiro de 2022, o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), publicou um relatório que revelou que o impacto socioambiental do Projeto é 8,36 vezes maior que o valor de investido.

Para a construção dessa história de êxito, o Projeto Golfinho Rotador sempre contou com o apoio da comunidade noronhense e de parcerias com várias instituições locais. Juntos unimos forças em prol da conservação dos oceanos.

Projeto Meros do Brasil

O Projeto Meros do Brasil é uma rede de pessoas e instituições comprometidas com a preservação e recuperação dos meros (Epinephelus itajara) e dos ambientes marinhos e costeiros. 

Em quase duas décadas de trabalho, o Projeto tem oferecido os principais subsídios para a recuperação das populações de meros na costa brasileira, a maior espécie de garoupa do Oceano Atlântico e a primeira espécie de peixe marinho a ser protegida integralmente no país. 

Estudos de biologia da conservação e populacional, poluição marinha, genética, valoração ambiental e aquacultura têm contribuído com a criação de políticas públicas direcionadas para a espécie e os ambientes que habita.

O Meros do Brasil está presente em nove estados onde realiza ações de comunicação, educação ambiental e pesquisa científica. As atividades estão alinhadas com a Década do Oceano, com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), e buscam envolver toda a sociedade. Desde 2006 o Projeto tem o patrocínio da Petrobras.

Fotos

Vídeo

Visite os Sites dos Projetos da Rede Biomar

Podcast Golfinhos de Noronha