O jogo “Dominó dos Animais” foi criado para crianças a partir de três anos jogarem.

É recomendável adultos acompanharem já que o uso de tesoura se faz necessário para a confecção do jogo.

Pode ser usado também em sala de aula ou qualquer educador que se interesse pelo tema.

Durante o jogo, as crianças poderão ativar a coordenação motora fina e o reconhecimento de formas e figuras, além de aprender sobre alguns animais de Fernando de Noronha e seus diferentes grupos.

Orientações

Jogo Primeira Infância – Dominó dos Animais

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O jogo “Dominó dos animais” possui 28 peças (Figura 1), com seis diferentes espécies de animais que habitam ou visitam Fernando de Noronha, sendo elas: golfinho- rotador (Stenella longirotstris), baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae), rabo-de-junco (Phaethon lepturus), sebito (Vireo gracilirostris), donzela-de-rocas (Stegastes rocasensis) e peixe-papagaio (Sparisoma frondosum).

No jogo de dominó original, as peças possuem números de 0 a 6 e os participantes devem unir as peças pelas extremidades iguais. O “Dominó dos animais” segue o mesmo raciocínio, porém pode ser jogado de duas formas:

  • Nível 1: Unindo animais iguais, como por exemplo: golfinho-rotador com golfinho- rotador, sebito com sebito e assim por diante;
  • Nível 2: Unindo animais que são do mesmo grande grupo, sendo: golfinho-rotador com baleia-jubarte (mamíferos), rabo-de-junco com sebito (aves), donzela-de-rocas com peixe-papagaio (peixes).

Assim, durante o jogo as crianças poderão ativar a coordenação motora fina e o reconhecimento de formas e figuras, além de aprender sobre alguns animais de Noronha e seus diferentes grupos.

Figura 1: Exemplos de partidas nos níveis 1 (a esquerda) e 2 (a direita).

Figura 1: Exemplos de partidas nos níveis 1 (a esquerda) e 2 (a direita).

 

Quantidade de participantes: 2 ou 4 jogadores

Idade: a partir de 3 anos

Conteúdo: 28 peças e 6 cartões de identificação, ambos para recortar (Anexo I).

Como jogar?

Antes de iniciar a partida, os jogadores devem ler de forma coletiva e, se necessário, com a ajuda de um adulto, os cartões de identificação dos animais, com o objetivo de conhecer e aprender sobre cada um.

Essa primeira atividade vai criar o primeiro contato com as espécies e auxiliará no desenvolvimento da brincadeira.

No início do jogo, as peças estão todas com as imagens viradas para baixo.

Num jogo com quatro participantes, cada um pode tirar sete peças; com dois participantes, cada um também retira sete peças e o que sobrar irá compor o monte.

O primeiro jogador põe uma carta de dominó na mesa.

Para decidir quem começa, podem usar um dado, por exemplo, ou escolha aleatória.

Depois, cada jogador tem que por na mesa uma peça que coincida com a anterior, unindo suas extremidades.

Se estiverem jogando no nível 1, as extremidades coincidentes serão as que possuem a figura do mesmo animal; no nível 2, os participantes devem unir as extremidades que representarem animais do mesmo grande grupo (mamíferos, aves ou peixes) (Figura 1).

Quem não conseguir deve passar a vez ou, se tiver monte, deve comprar uma peça.

Ganha o jogador que se livrar primeiro das peças.

 

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