Com o tema “Heróis, quem são?”, os estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Arquipélago Fernando de Noronha realizaram no dia 18 de novembro a Feira de Conhecimento. Entre os heróis da literatura estavam: Daniel Munduruku, Maurício de Sousa e Monteiro Lobato. O local também teve espaço dedicado as Grandes Invenções Tecnológicas e Seus Heróis. Com trabalhos sobre os inventores do computador, telefone, calculadora e muito mais.
“A Feira de Conhecimento é o maior projeto da Escola Arquipélago e que reúne todos os alunos. É um momento de produção genuína, pois são os alunos que produzem os conteúdos que são apresentados. Tem uma orientação dos educadores, mas a construção é de autoria dos estudantes”, disse Paulo Bruno de Brito, diretor da Escola Arquipélago. Atualmente mais de 430 estudantes estão matriculados na Escola Arquipélago, que oferece aulas do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. A escola também atende estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Daniel Munduruku
Os alunos do 5º ano apresentaram um trabalho sobre o escritor indígena Daniel Munduruku. Ele é autor de 50 livros para crianças, jovens e educadores. É comendador da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República desde 2008. Recebeu diversos prêmios no Brasil e Exterior entre eles o Prêmio Jabuti, Prêmio da Academia Brasileira de Letras, o Prêmio Érico Vanucci Mendes (outorgado pelo CNPq); Prêmio Tolerância (outorgado pela UNESCO). Muitos de seus livros receberam o selo Altamente Recomendável outorgado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Reside em Lorena, interior de São Paulo.
Formado em filosofia, com licenciatura em história e psicologia, e doutorando em educação pela Universidade de São Paulo (USP). Dentre os livros que escreveu para o público infanto-juvenil estão Coisas de Índio, O Sinal do Pajé e Meu Vô Apolinário – que ganhou menção honrosa do Prêmio Literatura para Crianças e Jovens na Questão da Tolerância, da Unesco.
O estudante Gabriel Pedro Silva, de 10 anos, afirmou que ficou feliz em fazer o trabalho sobre Daniel Munduruku. “Eu gostei porque Daniel é diferente. Ele é um índio e a história dele é bem diferente”, disse o aluno do 5º ano. A professora Bruna Tatiana do Nascimento explicou que a apresentação foi, na verdade, uma construção coletiva e que os alunos pesquisaram sobre o tema desde o segundo semestre do ano letivo. “Os estudantes gostaram muito de conhecer as obras e a vida de Daniel Munduruku. Eles se envolveram e contribuíram além do esperado”, finalizou a professora.
O Projeto Golfinho Rotador, em parceria com o Parque Nacional Marinho – Fernando de Noronha (Parnamar-FN), Área de Proteção Ambiental (APA-FN) e a Escola Arquipélago, desenvolve um amplo programa de Educação Ambiental na Escola, com foco na temática marinha e nas inter-relações ecológicas deste ecossistema com o cotidiano da população local e dos visitantes.
O Projeto Golfinho Rotador é executado pela ONG Centro Golfinho Rotador, tem coordenação do ICMBio e patrocínio oficial da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
SEJA AMIG@ DOS GOLFINHOS!
Torne-se sócio colaborador para ajudar a pesquisa e conservação dos golfinhos-rotadores e de Fernando de Noronha!
Saiba como acessando https://golfinhorotador.org.br/seja-amigo-dos-golfinhos/
Assessoria de Comunicação do Projeto Golfinho Rotador