Asfalto, trilhas e belas praias. Este foi o cenário que os atletas encontraram na corrida 21k Noronha, que aconteceu no dia 26 de novembro no Arquipélago de Fernando de Noronha. O Projeto Golfinho Rotador apoiou a equipe Trunk Noronha que subiu no pódio com César Broca (1º lugar geral), Felipe Rogério (3º lugar, percurso 8km) e Ademir Ventura (3º lugar categoria morador).
O trail running é uma modalidade de corrida que tem como característica a variação de relevo. Em Fernando de Noronha, os atletas se depararam com trechos de terra, areia e asfalto. “O trail running é um estilo de prova que exige muitas técnicas de corrida, pois o atleta se depara, na mesma prova, com trechos distintos que exigem técnicas específicas”, explicou o atleta Ademir Ventura, que é coordenador financeiro do Projeto Golfinho Rotador.
A largada e a chegada da competição aconteceram no Porto de Santo Antônio. O tempo limite para a conclusão da prova foi de 3h30min, na categoria 21 quilômetros. E de 1h30min na categoria 8 quilômetros. O atleta César Broca foi o campeão da competição, com o tempo de 1h38min. Ademir Ventura conquistou o 10º lugar geral e o 3º na categoria morador. Ele finalizou o percurso em 1h48min. Já Felipe Rogério conquistou o 3º lugar na prova de 8km. Os três são atletas apoiados pelo Projeto Golfinho Rotador.
“Eu comecei a correr com o incentivo do Projeto Golfinho Rotador e desde 2010 tenho participado de competições e há dois anos estou com um treino mais focado para os torneios”, explicou Ademir Ventura.
De acordo com a organização do evento, a proposta da 21k Noronha é oferecer aos atletas uma experiência única: a superação de limites em uma meia maratona no paraíso. A 21k Noronha finaliza o calendário de corridas no Arquipélago de Fernando de Noronha. Mas para Ademir Ventura, o calendário só termina após a VII Maratona Internacional Maurício de Nassau, que acontece no dia 3 de dezembro na cidade de Recife (PE). “Tenho como um dos meus objetivos vencer a 21k Noronha e me tornar o primeiro morador de Fernando de Noronha a ser campeão”, finalizou o atleta.
O Projeto Golfinho Rotador é executado pela ONG Centro Golfinho Rotador, tem coordenação do ICMBio e patrocínio oficial da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
SEJA AMIG@ DOS GOLFINHOS!
Torne-se sócio colaborador para ajudar a pesquisa e conservação dos golfinhos-rotadores e de Fernando de Noronha!
Saiba como acessando https://golfinhorotador.org.br/seja-amigo-dos-golfinhos/
Assessoria de Comunicação do Projeto Golfinho Rotador