A Semana do Meio Ambiente de Fernando de Noronha teve início no dia 03 de junho com a comemoração do aniversário de 31 anos da Área de Proteção Ambiental (APA) de Fernando de Noronha. Aproximadamente 350 pessoas participaram do aniversário da APA, que contou com muita música, diversão e sorteio de brindes.
O tema escolhido para a Semana do Meio Ambiente 2017 foi “Preservando nossa Flora”. A Flora de Noronha é predominantemente arbustiva e apresenta baixa biodiversidade devido ao isolamento geográfico, às correntes marítimas, aos ventos dominantes, ao clima semiárido e à pequena e irregular área.
Os professores e alunos da Escola Arquipélago foram os grandes beneficiados ao longo da Semana do Meio Ambiente, que participaram de várias atividades na escola e em campo.
Na escola, as biólogas Celine Philipp e Lourdes Alves apresentaram para os estudantes da escola as características da flora nativa e exótica de Fernando de Noronha, que foram representadas pela “figueira” (Ficusnoronhae) e “mangueira” (Mangifera indica). A primeira representando a planta nativa e, a segunda, apesar de ser exótica, representou o alimento do qual precisamos. E, esses mesmos nomes, também foram usados para nomear as duas equipes, que participaram dediversas gincanas e plantio de árvores.
Em uma das saídas de campo, chamada de “Porta a Porta Verde”,os estudantes visitaram estabelecimentos comerciais no entorno da escola com o objetivo de conhecerem o sistema de gestão ambiental aplicado nos estabelecimentos. Além disso,aproveitaram a oportunidade para divulgar o programa de Coleta Seletiva do Lixo, que passou a vigorar na ilha a partir do dia 05 de junho. Nestemesmo dia, os professores participaram de uma oficina e expedição para o Morro do Francês com o intuito de reconhecer a vegetação. Foi uma experiência de aproximação dos professores com áreas do Parque Nacional Marinho e com o trabalho realizado pela Aeronáutica com o radar CINDACTA III, sendo que no Brasil há apenas 4 radares CINDACTAS, e servem para manter seguro e confiável o fluxo do tráfego aéreo em nosso país.
O dia para a garotada gastar muita energia com muita alegria foi o “Anima Porto”, que contou com várias atividades recreativas no Porto de Santo Antônio, como “Torta na Cara”, “Cabo de Força”, entre outras.
Duas das atividades de campo mais esperadas pelos estudantes, foram as visitas à Ilha Rata e ao Morro do Francês, que são fechados à visitação, porém abertos para Educação Ambiental para as crianças e comunidade local.Os objetivos dessas visitas são a identificação de espécies da flora nativa e exótica e o grau de regeneração da vegetação, etambém, conhecerem a história da ocupação da ilha.
The chosen theme for Environment Week 2017 is “Conserving Our Plants”. Does a theme have to have a reason?