A Petrobras deu continuidade ao patrocínio do Projeto Golfinho Rotador, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Nesse novo ciclo, a empresa vai patrocinar ações de pesquisa, conservação e educação ambiental por um período de dois anos.
O contrato, assinado em setembro, prevê a ampliação do trabalho desenvolvido pelo Projeto, com atuação em Fernando de Noronha. O foco principal é o conhecimento científico sobre os golfinhos-rotadores no arquipélago e sobre a relação do turismo com a conservação marinha no local. Outras linhas onde o conhecimento e as ações serão ampliados graças à continuidade do apoio da Petrobras são: produção e divulgação do conhecimento técnico e científico sobre conservação marinha, golfinhos e Fernando de Noronha; promoção de ações de sensibilização em prol da conservação marinha nas áreas de atuação do projeto; promoção da inclusão social, cultural e esportiva; desenvolvimento de processos de gestão participativa e definições de políticas públicas para a conservação marinha e de gestão ambiental sustentável do Projeto Golfinho Rotador; atuação na Rede Biomar, que tem como objetivo a conservação da biodiversidade marinha no Brasil e reúne os projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Tamar.
José Martins, Coordenador do Projeto Golfinho Rotador, destaca que, desde que a Petrobras tornou-se o patrocinador oficial do Projeto Golfinho Rotador, em 2001, o projeto mudou de patamar nas ações desenvolvidas e nos resultados alcançados, levando o Projeto Golfinho Rotador a ser um dos maiores programas de conservação de golfinhos do mundo.