Mutirão global de limpeza de praias e rios realizado todos os anos no mês de setembro, o Cleanup Day terá mais uma vez a adesão do Projeto Golfinho Rotador. A ação ocorrerá no sábado (14) e na terça (24), em Fernando de Noronha, englobando rodas de conversa, coleta e análise de resíduos.
No sábado (14), a iniciativa fará parte das comemorações do aniversário do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. Unidade de conservação federal, o Parnamar Noronha está completando 31 anos.
O Mangue do Sueste, único insular do Atlântico Sul, será palco da atividade, intitulada “Da lama ao caos do lixo”, das 9h30 às 12h. A programação terá início com uma roda de conversa sobre correntes marinhas, a conectividade dos oceanos e o lixo marinho.
Em seguida, às 10h, será realizada a coleta de lixo e de fragmentos de plástico trazidos pelas correntes marinhas junto com algas. “Esse material agregado à alga tem poluído intensamente o mangue e a praia do Sueste”, explica Flávio Lima, coordenador do Projeto Golfinho Rotador.
Depois da ação de coleta, às 11h, os participantes do mutirão vão quantificar e determinar a origem dos resíduos. Logo após, às 11h30, haverá uma roda de conversa para reflexão sobre o papel das pessoas como guardiões dos mares, a importância dos 5 Rs e o consumo consciente. Os 5 Rs são repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar. O encerramento do Cleanup Day, por volta de 12h, contará com um lanche coletivo.
CRECHE BEM-ME-QUER
Na terça (24), às 9h, será a vez do Centro Integrado de Educação Infantil (CIEI) Bem-me-quer aderir ao Cleanup Day, em uma atividade coordenada pelo Projeto Golfinho Rotador. Estarão envolvidos cerca de 100 alunos de 3 a 5 anos.
“Realizaremos a ação na área do CIEI mesmo, por conta da idade das crianças, não é seguro as levar para coleta de resíduos perigosos no mangue. Estaremos coletando os lixinhos que voam pelo CIEI e caem “sem querer” da mão ou bolsas das pessoas na área do jardim, parquinho e horta, e após a coleta, conversaremos sobre nossa responsabilidade e cuidado com nosso lixo”, informa Cynthia Gerling, coordenadora de Educação Ambiental e Sustentabilidade do Projeto Golfinho Rotador.
O Projeto Golfinho Rotador atua junto à Educação Infantil no Bem-me-quer com atividades direcionadas às crianças e também aos professores e gestores, a exemplo do curso sobre recifes de coral. Com os alunos, há a leitura do gibi “Um Garoto da Cidade”, publicado pelo Projeto Golfinho Rotador, e outras atividades lúdicas com temática ambiental.
HISTÓRICO
O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias ocorre sempre no terceiro final de semana de setembro. A iniciativa, hoje global, teve início em 1986, nos Estados Unidos, capitaneada pela ONG The Ocean Conservancy.
Em Fernando de Noronha, desde 1990, o Projeto Golfinho Rotador realiza mutirões de limpeza alusivos à data. “Cada vez em um lugar diferente da ilha, às vezes praia, às vezes nos bairros. O Cleanup Day do ano passado fizemos na Vila dos Remédios”, lembra Cynthia Gerling.
Em 2018 foram coletados em Noronha um total de 5.004 itens, sendo eles, 1.557 embalagens plásticas, 696 latas, 212 tampinhas plásticas, 367 tampinhas de metal, 71 canudos, 50 calçados, 233 garrafas de vidro, 17 frascos de vidro, 760 vidros quebrados, 28 embalagens de cigarro, 234 garrafas plásticas, 1 nadadeira, 110 copos descartáveis, 1 mesa, 1 banco, 1 colchão e 665 bitucas de cigarro.
A adesão ao Cleanup Day, assim como atividades na área de educação ambiental, pesquisa e monitoramento de golfinhos-rotadores, além de ações nas áreas de envolvimento comunitário e sustentabilidade realizados desde 1990 pelo Projeto Golfinho Rotador, têm patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.