De dois pontos fixos em Fernando de Noronha, pesquisadores do Projeto Golfinho Rotador contam e observam diariamente os golfinhos utilizando binóculos. Mas há detalhes do comportamento desses animais que o registro apenas é possível com uma visão subaquática. Por isso, desde 1990 os golfinhos também são estudados em mergulho.
Entre as descobertas decorrentes das observações em mergulho livre com os rotadores de Noronha estão as descrições dos comportamentos de cópula, amamentação, descanso, guarda e interação com outros animais.
Para mergulhar com os golfinhos, os integrantes da equipe de pesquisa do Projeto Golfinho Rotador possuem licença do Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade – SISBio e os pesquisadores seguem procedimentos específicos, para reduzir o impacto sobre os animais.
De setembro de 2018 a agosto de 2020 estão programados no mínimo 48 mergulhos para estudo comportamental dos golfinhos. As observações subaquáticas são registradas de três formas: em uma planilha de mergulho de PVC, em máquina fotográfica ou em filmadora submarina.
Para cada avistagem de golfinho são coletados os seguintes dados: hora do início e do fim da avistagem; número de golfinhos avistados; número de golfinhos marcados e descrição das marcas naturais; segmentação etária do agrupamento; comportamento dos golfinhos; comportamento dos golfinhos em relação aos pesquisadores.
Um dos benefícios do mergulho é a possibilidade de uma análise qualitativa de forma mais precisa do que é observado dos pontos fixos. Por exemplo, em um subgrupo de reprodução, pode se contar quantas fêmeas e quantos machos. E ainda a proporção em subgrupos de fêmeas e filhotes.
Os mergulhos contribuem para foto e vídeo identificação, pois o pesquisador capta imagens das marcas naturais do corpo todo dos golfinhos. Estas informações são inseridas no banco de dados do Projeto Golfinho Rotador.Esse tipo de informação permite estudar a dinâmica da estrutura social e estimar o tamanho da população dos rotadores de Fernando de Noronha. Esse banco de dados é disponibilizado para os pesquisadores associados ao Projeto Golfinho Rotador, permitindo estudos futuros.
As atividades de pesquisa, assim como o monitoramento de golfinhos, e ainda ações nas áreas de educação ambiental, envolvimento comunitário e sustentabilidade em Fernando de Noronha têm patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.