Permanecer mais tempo em casa do que o usual se tornou rotina para muitos desde março. No guia Sustentabilidade à beira-mar: um bom negócio, do Projeto Golfinho Rotador, há dicas para economizar água e energia, além de cuidar dos resíduos sólidos, que podem ser repensados neste momento.
Sobre a água, a recomendação de desligar a torneira enquanto escova os dentes ou lava a louça, mesmo sendo antiga, continua válida. Assim como desligar o chuveiro enquanto lava o cabelo ou se ensaboa.
“Pequenos ajustes que fazemos em casa podem gerar grande economia”, afirma Cynthia Gerling, coordenadora de Educação Ambiental e Sustentabilidade do Projeto Golfinho Rotador e primeira autora da publicação.
Ela cita a substituição de lâmpadas convencionais pelas LEDs. “As lâmpadas LEDs, conhecidas como de muito baixo consumo (85% de economia), além de serem mais econômicas do que as fluorescentes, após seu descarte não representam perigo para a saúde humana e ambiental, pois são livres de mercúrio e fosfato, componentes presentes nas fluorescentes”, justifica Cynthia.
É possível baixar gratuitamente o guia escrito por Cynthia acessando o link https://golfinhorotador.org.br/publicacoes/guia-sustentabilidade-beira-mar-um-bom-negocio/.
O guia traz sugestões de fácil aplicação, tanto para quem mora em uma casa como para quem vive em um apartamento. A seguir, confira algumas dicas presentes no guia.
Máquina de lavar roupa
As lavadoras de abertura frontal são mais econômicas, pois o consumo de sabão é menos da metade e o consumo de água é de 20% a 25% menos do total do que nas máquinas de lavar roupas de capacidade equivalente com abertura em cima.
Ar-condicionado produz água
Você sabia que 1 hora de ar-condicionado de 12.000 btus ligado gera de 0,5 a 1,0 litro de água limpa? Essa água não é potável, mas pode ser reutilizada para vários fins. Quanto mais btus, mais água produz. Já ouviu falar do ar-condicionado “inverter”? Ele permite operar com economia de energia de até 40% em relação ao sistema convencional. E seu gás não agride a camada de ozônio, pois é 100% livre de CFC.
Água residual
Água residual da máquina de lavar roupa pode ser reutilizada na limpeza externa, na lavagem dos panos de chão e de carros, e, em plantas, apenas quando o sabão em pó for biodegradável e não for usado amaciante e alvejante.
Restos de comida
Restos de comida quando dispostos em vias públicas, mesmo que ensacados, podem gerar mau cheiro, atrair insetos e animais, causando impactos negativos. Há duas opções para lidar com restos de comida: quando são predominantemente verduras, legumes e frutas, o ideal é fazer uma composteira para utilização do adubo nas plantas. Na internet há vários sites que explicam como fazer.
Ou, quando os restos possuem alta predominância de carnes de qualquer espécie, laticínios, gorduras, sobras de alimentos cozidos ou estragados, o correto é congelá-los e dispô-los em via pública apenas na hora da coleta pública. “Independentemente se há ou não coleta seletiva, são nosso dever e responsabilidade separar e acondicionar adequadamente os resíduos que geramos”, alerta Cynthia.
Descarte de embalagem longa vida e tubo de pasta de dente
A embalagem longa vida e o tubo da pasta de dente podem ser reutilizados para fazer telhas, móveis, pisos, peças plásticas como cabos de pá, vassouras, coletores etc. Antes de descartá-los, é importante lavar. Embalagem longa vida deve ser descartado como papel e o tubo de pasta de dente TAMPADO, como plástico.
Acessórios de banheiro
Acessórios de banheiro com dispenser fixo e sistema para “refill” geram menos resíduos, desperdício de produto e costumam ser mais baratos.
Desodorizador de ambiente
O uso de desodorizador em embalagem aerossol pode ser um problema para quem tem renite alérgica, e a embalagem, depois de vazia, se transforma em problema ambiental. Uma boa opção, tanto financeira como ambiental, é diluir o amaciante de sua preferência com álcool e água, colocar essa mistura no borrifador e pulverizar no ambiente. Ou adquirir difusores à base de óleos essenciais.
Ao adquirir equipamentos eletroeletrônicos
Escolha sempre aqueles que tenham o selo PROCEL, que possui 5 categorias: A, B, C, D e E. O mais econômico é a categoria A. Embora um pouco mais caro, ao longo do tempo, vale o investimento.
Aplicativos para economizar água
Já existem aplicativos que ajudam a economizar água como o http://iwater.capile.net/. Fornecendo dados relativos aos hábitos, é possível calcular o consumo de água e energia. O aplicativo traz ainda curiosidades. Por exemplo: da água que gastamos em nossas casas, cerca de 75% é usada no banheiro.
Para Cynthia, o conceito de meio ambiente deve ser inclusivo. “Quando se fala em meio ambiente, a maioria das pessoas pensa em florestas, animais selvagens, oceanos, desertos, em algo distante de si. Mas nós, seres humanos, fazemos parte do meio ambiente” lembra.
As atividades de educação ambiental e sustentabilidade, assim como ações na área de envolvimento comunitário, monitoramento e pesquisa de golfinhos-rotadores em Fernando de Noronha, têm patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.