Ao todo, cerca de 60 crianças da Primeira Infância participaram de oficinas educacionais, em Fernando de Noronha.
Quase 60 crianças, de 4 e 5 anos, de Fernando de Noronha participaram de uma atividade educacional realizada pelo Projeto Golfinho Rotador (PGR). A programação teve a participação também de 10 profissionais de educação do Centro Integrado de Educação Infantil (CIEI) Bem-me-quer, a única unidade escolar do arquipélago que atende a crianças da primeira infância. Patrocinado pela Petrobras, o PGR organizou o evento em homenagem ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março.
Foram realizadas oficinas de Educação e Comunicação Ambiental sobre recursos hídricos para as crianças. “Nosso objetivo é aumentar as oportunidades para que crianças da primeira infância de Noronha tenham um desenvolvimento infantil integral, com valorização de estratégias educacionais que priorizem o brincar, a natureza, as interações sociais e as atividades artísticas e lúdicas como dimensões principais do processo de aprendizagem”, explica Cynthia Gerling, coordenadora de Educação e Comunicação Ambiental do PGR. Todas as ações seguiram os protocolos de segurança exigidos pela Covid-19, como uso de máscaras, distanciamento nas salas e uso de álcool em gel.
As oficinas foram desenvolvidas dentro do CIEI Bem-me-quer, ressaltando as conexões entre a água e a vida da comunidade e explicando o ciclo da água e as variações de água doce e salgada. A atividade começou com uma roda de conversa sobre a importância da água para a vida, seguida com a reprodução de uma música, na qual os participantes fizeram um desenho sobre o tema, estimulando atenção e imaginação. Em seguida, as crianças foram levadas para fazer uma caminhada pelo parreiral do CIEI, observando a relação da água com a vida, o alimento, a importância da chuva, do não desperdício e a rega das plantas. Também foi visitada uma caixa de abelha sem ferrão (espécie nativa brasileira), onde as crianças experimentaram o mel e aprenderam que as abelhas também precisam de água para fazer o mel e o favo. Ao todo, foram realizadas oito oficinas. “Acreditamos ter alcançado os resultados esperados, ou seja, implementar estratégias educacionais inovadoras em Fernando de Noronha”, destaca Cynthia Gerling.
As ações de Educação Ambiental, Envolvimento Comunitário, assim como de Pesquisa do Projeto Golfinho Rotador têm patrocínio oficial da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o que viabiliza a continuidade de suas ações ao longo de seus 30 anos.