Participantes dos Projetos da Rede BIOMAR, eles compartilharam vivências e conhecimentos em mais uma edição do Encontro Jovem Mar Nacional
Mesmo em tempos de pandemia, os projetos de conservação da biodiversidade marinha, patrocinados pela Petrobras e que formam a Rede BIOMAR, continuam desenvolvendo atividades que beneficiam a natureza e as comunidades nas quais atuam. Um dos programas de maior destaque é o Encontro Jovem Mar, que chega à sua quarta edição e, pela primeira vez, foi realizado em formato virtual, em virtude da crise do coronavírus. A ação envolveu jovens de quatro Estados do país – Bahia, Pernambuco, São Paulo e Sergipe, moradores das regiões onde atuam os projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador, Meros do Brasil e TAMAR. Por meio do contato com as atividades de pesquisa, conservação, educação ambiental e desenvolvimento sustentável, os jovens dessas comunidades adquirem conhecimentos e habilidades que ajudam a abrir seus horizontes pessoais e profissionais e a ser cidadãos engajados na conservação ambiental, especialmente a marinha. Além disso, o projeto estimula a formação de novos líderes.
Foram realizados encontros nos dias 25, 26 e 27 de março, sendo o primeiro dia aberto ao público – com a participação de 131 pessoas – e os dois últimos dias exclusivos para integrantes do Jovem Mar – foram 65 participantes por dia. Houve diversas atividades voltadas a uma maior integração e a reforçar o potencial dos jovens participantes dos projetos na construção de um mundo pautado pelo desenvolvimento sustentável. Nesta edição, os debates e as oficinas foram realizados por meio de plataformas digitais, como YouTube e Zoom, e a faixa etária dos jovens participantes foi de 15 a 29 anos. Todas as atividades tiveram o acompanhamento dos coordenadores de Educação Ambiental dos seis projetos envolvidos. Para cada encontro, um tema foi definido e trabalhado pelos educadores ambientais com os jovens ao longo dos meses que antecederam o evento. O tema deste ano foi embasado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU e nosso papel para ajudar a alcançá-los. Com foco principal no ODS 14, que é conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável e em sintonia com a década dos oceanos, o encontro desenvolveu dinâmicas para explorar esses assuntos. Mas outros temas também foram abordados, como ODS 4, que trata da Educação de Qualidade.
No primeiro dia do encontro, houve a apresentação dos seis projetos da Rede Biomar e dos coletivos Jovem Mar de cada localidade, destacando quem são, o que fazem e como enfrentaram a pandemia. O vídeo sobre o Jovem Mar Noronha está disponível no canal Projeto Golfinho Rotador (PGR) no YouTube. Os demais dias foram exclusivos para os jovens debaterem em salas virtuais e se conhecerem melhor, fortalecendo a relação entre eles mesmos. Também foram exibidos vídeos culturais com arte e música dos jovens que atuam nessas áreas. “Além de contribuir para o crescimento individual dos participantes, os resultados do Encontro Jovem Mar, como já vem acontecendo em edições anteriores, servirão para que os projetos da Rede Biomar aprimorem seus próprios programas educativos e de envolvimento dos jovens das comunidades nas ações de conservação do patrimônio natural costeiro e marinho do Brasil”, diz Priscila Medeiros, coordenadora geral do PGR.
As ações de Educação Ambiental, Envolvimento Comunitário, assim como de Pesquisa do Projeto Golfinho Rotador têm patrocínio oficial da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o que viabiliza a continuidade de suas ações ao longo de seus 30 anos