Produzido pelo Projeto Golfinho Rotador, que conta com o patrocínio da Petrobras, o conteúdo está disponível no canal Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=SaUckI1mtE8) da instituição e destaca a Declaração Universal dos Direitos da Água e estimula as pessoas de todas as idades a preservar esse precioso bem.
“Este vídeo pode salvar a sua vida. E sabe porque esse vídeo pode salvar a sua vida? Porque a água não serve apenas para a gente tomar banho, pegar ondas ou lavar louça. Como todo ser humano tem os seus direitos a água também tem os dela”.
Assim começa o vídeo produzido pela equipe do Projeto Golfinho Rotador, patrocinado pela Petrobras, para celebrar o Dia Mundial da Água. Com 4 minutos e 13 segundos de duração, o vídeo destaca diversos pontos fundamentais sobre a água. Um deles ressalta a Declaração Universal dos Direitos da Água, criada em 22 de março de 1992, na cidade do Rio de Janeiro, durante a ECO 92, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável. Naquela ocasião, foram definidos os dez pontos da Declaração dos Direitos da Água, que são:
1º. A água é Patrimônio do planeta.
2º. A água é a seiva da Terra.
3º. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados.
4º. O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água, incluindo a conservação dos mares, rios e oceanos.
5º. A água não é somente uma herança dos nossos antepassados. É um empréstimo aos nossos sucessores.
6º. A água não é uma doação gratuita da natureza, ela tem valor econômico, em muitos locais do mundo é rara e pode se tornar um bem escasso.
7º. A água não deve ser desperdiçada, poluída e nem envenenada.
8º. A utilização da água implica o respeito à lei. Sua proteção é uma obrigação jurídica para todos, tanto indivíduos quanto governos.
9º. A gestão da água impõe um equilíbrio de ordem econômica, sanitária e social.
10º. O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão da sua distribuição desigual. Mais de 600 milhões de pessoas no mundo continuam sem acesso a água potável.
Com produção e narração de Luiza Sampaio, pesquisadora do Projeto Golfinho Rotador, o vídeo também destaca que a água é o hábitat de mais de 2 milhões de seres vivos, como golfinhos, baleias, tubarões, tartarugas, diferentes espécies de peixes e corais e albatrozes. Ao final do vídeo, a narradora convida todos a interagir com o conteúdo: “Escreva nos comentários o que você faz para preservar a água. E não se esqueça de compartilhar esse vídeo com seus colegas, que assim como você não vivem sem água e podem te ajudar a salvar o planeta”.
Com a continuidade do patrocínio oficial da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o Projeto Golfinho Rotador continua em sua nobre missão de sensibilizar e envolver a sociedade em prol da conservação marinha e do Planeta como um todo por meio da divulgação de conteúdo educativo.