Os OCEANOS são porções de água que ocupam as principais e mais amplas depressões do RELEVO DO PLANETA. Eles cobrem três quartos da superfície da Terra. Isso representa 99% DO ESPAÇO VITAL DO PLANETA. E mesmo com toda essa importância, o ambiente marinho encontra-se cada vez mais ameaçado.
O crescimento da industrialização e da exploração dos recursos marinhos ocorrido nas últimas décadas, desfez o mito de que os oceanos constituem uma fonte inesgotável de recursos.
O resultado atual é um ecossistema marinho mais vulnerável às mudanças climáticas e à contaminação por substâncias poluentes.
Os efeitos desse desequilíbrio afetam diretamente as Ilhas oceânicas.
Ilhas oceânicas são aquelas que se encontram em pleno oceano, distantes dos litorais continentais.
São também ambientes particulares, pois devido ao seu isolamento geográfico abrigam uma biodiversidade peculiar, com grande número de espécies endêmicas. A gestão destes ambientes, o uso e a ocupação do solo com a conservação da biodiversidade são os grandes desafios enfrentados atualmente.
A alta produção de resíduos sólidos jogados no oceano, principalmente o lixo plástico, tem sido um grande desafio para a biodiversidade marinha, especialmente para os cetáceos, que são golfinhos e baleias.
Os golfinhos são cetáceos que vivem em todos os ambientes marinhos do mundo, com exceção dos polos. Eles são animais extremamente inteligentes e sensíveis a mudanças.
As atividades de turismo para observar cetáceos também são uma fonte de impacto sobre estes animais. A observação e o monitoramento de golfinhos e baleias têm um importante papel educativo e científico de desenvolvimento do uso não letal dos cetáceos, mas precisa ser realizada sob normas seguras de aproximação a esses animais.
O Projeto Golfinho Rotador nasceu em 1990 a partir da paixão e necessidade de preservação dos golfinhos de Noronha. O Projeto Golfinho Rotador que tem o Patrocínio da Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental tem como missão de tornar-se referência mundial em conservação ambiental e sustentabilidade em ecossistemas insulares. Inúmeros foram os ganhos nas áreas ambientais, conservacionistas, educativo ambientais, científicos e socioeconômico. São 30 anos de reconhecimento na área ambiental e para continuar o nosso trabalho precisamos também da sua ajuda para combater a destruição dos nossos oceanos. Venha fazer parte desta corrente de preservação. Junte-se a nós curtindo e compartilhando os nossos conteúdos. Faça sua parte, procure se manter informado sobre a exploração oceânica, apoie organizações como o Projeto Golfinho Rotador e campanhas de proteção ao habitat marinho e compartilhe nosso conteúdo com outras pessoas.
Seja um multiplicador do nosso conteúdo, A Natureza e os Golfinhos agradecem.