O Projeto Golfinho Rotador, que conta com o patrocínio da Petrobras, desenvolve anualmente desde sua criação em 1990 um programa de Educomunicação Ambiental para as crianças da ilha durante o período de férias escolares no mês de Janeiro, o “Férias Ecológicas”.
O programa “Férias Ecológicas” já é tradição em Fernando de Noronha sendo criado em 1990 pelos então Chefe do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, Heleno Armando da Silva, e o Chefe de Fiscalização, Josivan Rabelo, para oferecer opção de lazer e ampliar a percepção sobre a conservação ambiental dos jovens moradores da ilha no período das férias escolares.
O programa possui um grande alcance social, pois cria oportunidades de diversão e aprendizado para crianças e adolescentes noronhenses e impede que estes estejam entregues ao ócio no período de férias escolares, quando o turismo atinge seu ápice e a grande quantidade de turistas inevitavelmente implica na entrada de diversas realidades e mentalidades para o convívio com a comunidade. É durante este período que os pais estão mais atarefados e, consequentemente menos presentes dentro da estrutura familiar, uma vez que o turismo representa a principal atividade sócio-econômica da ilha.
O tema escolhido para as Férias Ecológicas de 2022 foi “OCEANE-SE”, chamando a atenção de que 2021 marcou o início da Década do Oceano, iniciativa das Nações Unidas a ser implementada de 2021 a 2030, buscando cumprir os compromissos da Agenda 2030, com foco no ODS 14, Vida na Água, que visa conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos.
A escolha deste tema também teve como objetivo chamar a atenção das crianças e jovens da interdependência que existe entre o Oceano e o cotidiano dos moradores de Fernando de Noronha, que compõem a única comunidade civil insular oceânica do Brasil.
Ao todo, participaram 77 crianças de 5 a 16 anos e 05 monitores de 16 a 32 anos, sob a coordenação de duas educadoras ambientais do Projeto Golfinho Rotador: Cynthia Gerling e Melyna Lyra.
Ao longo das Férias Ecológicas foram realizadas atividades educativas e recreativas específicas para cada faixa etária com intensa vivência diária ao ar livre na área do Parque Nacional Marinho, como o Mirante dos Golfinhos, Praia do Sueste e Ponta do Air France, proporcionando assim a experiência da cultura oceânica, arte e conhecimento teórico e prático.
Os participantes aprenderam mais sobre a flora, fauna, formação geológica do Arquipélago durante saídas de campo, de barco e canoa havaiana e avistaram também grandes grupos de golfinhos-rotadores, um dos animais marinhos mais emblemáticos da ilha. “Estou aprendendo muitas coisas com as Férias Ecológicas, estou gostando muito e aprendendo a conviver com a natureza e também a cuidar muito do Oceano, porque ele é muito importante para a gente.” relatou Daniel Barbosa, participante de 10 anos. “Como sempre o Programa foi um sucesso, pois é uma oportunidade única de fazer essa imersão na cultura oceânica com as crianças e jovens noronhenses” diz Cynthia Gerling, Coordenadora de Educomunicação Ambiental e Sustentabilidade do Projeto Golfinho Rotador.
Contamos com a parceria do ICMBio e algumas empresas locais como Águas Claras, CELPE, Aloha Va’a e Noronha Va’a.
Anualmente ao final das Férias Ecológicas sempre realizamos uma festa para as crianças e seus familiares, mas em virtude da COVID 19, neste ano não a realizaremos.