https://youtu.be/e1nYksqDNDU
No dia 25 de fevereiro de 2022, um triste incidente aconteceu na Baía de Santo Antônio, em Fernando de Noronha, quando um golfinho-rotador da espécie Stenella longirostris, ao ser encurralado por três canoas havaianas se chocou, após uma sequência de saltos, com uma das canoas, derrubando uma visitante na água, ambos, golfinho e a visitante, sofreram um forte impacto com essa colisão mas não tiveram ferimentos graves, não passando de um susto e um alerta sobre a conduta de boas práticas em interações com mamíferos marinhos, assunto ao qual o Projeto Golfinho Rotador aborda com muita ênfase desde o início das atividades em Fernando de Noronha em 1990. Seja com embarcações a motor ou não, a conduta é muito parecida para realizar o turismo de observação de fauna visando minimizar possíveis impactos dessa atividade quando realizada em áreas com presença de mamíferos marinhos.
Entendemos a necessidade constante de informar aos visitantes, as empresas, instituições, moradores e prestadores de serviço sobre as boas práticas ao interagir, intencionalmente ou não com os com os golfinhos, e principalmente diante de um episódio como esse, a equipe do Projeto Golfinho Rotador realizou uma série de postagens nas mídias sociais, para comunicar algumas das principais dúvidas que surgiram diante do ocorrido.
Entre elas, esclarecemos os acordos feitos em novembro de 2021, entre o ICMBio e os prestadores de serviço de canoa havaiana que contou com a participação de nossos pesquisadores para ajudar no ordenamento e nas orientações das rotas, manobras e procedimentos a serem tomados na presença de golfinhos. Também divulgamos um vídeo que explica a função dos saltos na comunicação dos rotadores e por último um vídeo que aborda o Manual de Boas Práticas em Interações com Mamíferos Marinhos, do ICMBio e do Ministério do Meio Ambiente, que contém as principais condutas na interação intencional ou não com os golfinhos-rotadores em Fernando de Noronha, sendo elas em embarcações a motor ou não motorizadas, interações aéreas ou aquáticas. O material também está disponível para download em pdf no site do ICMBio.
Este manual foi elaborado para interações realizadas no turismo na costa brasileira, contemplando regras de boas práticas para a interação com mamíferos marinhos. Neste sentido, se destaca a importância das presentes regras serem observadas nas interações realizadas principalmente no que tange ao turismo de observação, para que o mesmo seja realizado de forma responsável.
Essa e outras informações estão presentes nas nossas redes, instagram, facebook e youtube.