Na manhã do dia 11 de novembro foi realizada a terceira edição da corrida “Renezinho” em Fernando de Noronha, evento inspirado na tradicional corrida “Renê Jerônimo”. A prova teve a participação de 23 crianças, de 5 e 6 anos, todas alunas do Centro Integrado de Educação Infantil (CIEI) Bem-me-quer. O Projeto Golfinho Rotador, patrocinado pela Petrobras, apoiou e acompanhou a realização da corrida, que teve 100 metros de distância e o objetivo de estimular a prática do atletismo desde cedo nas crianças.
Apesar de ter sido o primeiro a cruzar a linha de chegada, Arthur Kanab das Neves, 6 anos, relatou que “não importa ganhar, o que importa é competir”. Pesquisas realizadas em todo o mundo já comprovaram que a prática de esportes auxilia no desenvolvimento de habilidades, equilíbrio e bem-estar, além de promover diversos benefícios à saúde, ao condicionamento físico e de melhorar o funcionamento de órgãos, como coração e pulmões. As crianças, inclusive, já percebem esses benefícios, como disse Analu Alves, 5 anos, ao responder porque havia gostado de participar da corrida “Porque faz bem para o nosso corpo”.
Para nosso coordenador administrativo-financeiro e atleta, Ademir Ventura “A importância do esporte é promover saúde e educação desde a primeira infância até a fase adulta. O Projeto Golfinho Rotador tem um papel importante em incentivar o esporte junto com o nosso programa de envolvimento comunitário”.
A prova “Renezinho, Futuro do Amanhã” foi organizada pela Associação dos Atletas Desportistas de Fernando de Noronha, cujo presidente é o experiente corredor Renê Jerônimo de Araújo, idealizador da prova infantil e de várias outras realizadas no Arquipélago. Fundada em 2013, a Associação dos Atletas Desportistas de Fernando de Noronha também apoia a prática de outras modalidades esportivas, como vôlei, natação e ciclismo.