Nos dias 18 e 19 de março, Fernando de Noronha terá um evento único. Promovido pelo Projeto Golfinho Rotador (PGR), que tem o patrocínio da Petrobras, um campeonato de surfe exclusivo para crianças e adolescentes será realizado em Fernando de Noronha. Podem se inscrever meninas e meninos surfistas de 5 a 17 anos. “Estamos muito animados com a realização desse torneio. As crianças e adolescentes de Noronha adoram surfar e estão empolgados para participar”, diz Cynthia Gerling, coordenadora de Comunicação e Educação do PGR. Ela destaca que o torneio será o último da atual temporada com as ondulações que chegam no Mar de Dentro do Arquipélago a partir de dezembro. Esse campeonato sub 17 já teve duas edições, sendo que a de março será a terceira.
A competição é realizada em parceria com a Escola Alma Solar Noronha, além de ter o apoio de alguns empresários locais, que doam brindes para os vencedores. Tendo como palco a Praia da Conceição, o Campeonato Projeto Golfinho Rotador/Petrobras de Surfe Local Sub-17 será dividido em quatro categorias: masculino e feminino dos 12 aos 17 anos; petit dos 10 aos 12 anos; e, quilha na areia, de 5 a 9 anos. Segundo Cynthia Gerling, a premiação do torneio terá troféus, medalhas, kits Golfinho composto por vários itens do PGR e prancha para os primeiros colocados de cada categoria.
A coordenadora do PGR destaca, ainda, que as inscrições serão gratuitas e poderão ser feitas na Praia da Conceição, no primeiro dia do evento a partir das 8h. “A realização do campeonato levará em consideração as condições do mar, especialmente em relação à segurança de cada faixa etária dos participantes”, observa Cynthia. De acordo com ela, o campeonato é uma forma de motivar e incentivar as crianças e os adolescentes a praticar o surfe, esporte saudável e que tem tudo a ver com Noronha. A atividade também tem o objetivo de propiciar ao surfe uma abordagem ambientalista, inserindo questões sobre conservação marinha e sustentabilidade ao esporte mais praticado em Fernando de Noronha.
OFICINAS DE ESPORTES AQUÁTICOS
O PGR, em parceria com a Escola Alma Solar Noronha, realiza todos os sábados na Praia da Conceição oficinas de esportes aquáticos que têm como objetivo contribuir para o desenvolvimento motor, cognitivo, socioafetivo e intelectual de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos de idade, moradoras de Fernando de Noronha, usando a prática esportiva como veículo potencial de desenvolvimento, não apenas das habilidades motoras, mas também de interação social e adoção de hábitos saudáveis. Além da prática esportiva, os participantes também se envolvem em discussões teóricas sobre as conexões entre o oceano, os esportes marinhos e suas vidas na única comunidade civil insular oceânica do Brasil, de modo a promover transformações socioambientais duradouras.
PARAÍSO DE ONDAS
Conhecido por seu mar de águas límpidas e mornas, o arquipélago de Fernando de Noronha também é célebre por suas ondas perfeitas, que lhe deram o apelido de “Havaí brasileiro”. Exatamente por isso, o PGR promove vários campeonatos de surfe na ilha durante a temporada de ondas, que vai de dezembro a abril. “São competições voltadas a todos os interessados, de várias faixas etárias”, ressalta Cynthia. “Considerando todos os torneios que realizamos, temos participantes homens, mulheres, adultos, jovens, adolescentes e crianças”. Após o campeonato de março, o próximo deve ser realizado na temporada seguinte de surfe, quando as grandes ondas voltarão a agitar o mar de Noronha, o que deve acontecer em dezembro deste ano.